Bom dia a todos.
Surgiu uma dúvida. Até o momento trabalhava com versão anterior a do JSF 2.0, e iniciei o processo agora no JSF 2.0 com o primefaces, já utilizei richfaces e icefaces.
Bom, lembro-me que com o richfaces e o JSF anterior a 2.0, era possível criar um validator para um determinado campo, depois configura-lo no faces-config.xml e implementar a interface Validator do Faces.
Então, eu fiz exatamente isso e ele lança, inclusive, a exceção “ValidatorException” e apresenta a mensagem de erro na tela, como deveria fazer. Até aí, tudo 100%.
O problema, é que pelo o que eu tenho conhecimento, quando esta exceção é lançada em um validator, a mesma “encerra o ciclo de vida do JSF”, ou seja, não permite que a aplicação chegue até o server. Estou errado?
Digo, pois, quando clico no botão de pesquisa, eu quero que ele faça a validação e se houver a exceção, ele não chegue ao método do server, mas infelizmente, ele lança a exceção e continua processando. O Managed Bean é do tipo Session e estou adicionando o f:validator em dois campos h:inputText e o botão que aciona o Managed Bean é um p:commandButton (primefaces).
Alguém saberia me informar o que posso estar fazendo de errado e uma possível solução?!
Obrigado á todos!
Abraços.