JSF 2 - Primefaces - layout para selectManyCheckbox

Opa!

Seguinte, em meu projeto uso JSF2 + primefaces, estou tendando criar um layout customizado para meu check box!
O que eu quero fazer parece simples mas to quebrando a cabeca aqui!
Preciso dividir uma lista de checkbox em 3 colunas:

X Opcao 1 X Opcao 5 X Opcao 9
X Opcao 2 X Opcao 6 X Opcao a
X Opcao 3 X Opcao 7 X Opcao b
X Opcao 4 X Opcao 8 X Opcao c

Porem verifiquei que o tanto o JSF2 quanto o Primefaces nao possuem uma opcao para dividir em colunas… apenas para deixar na horizontal ou vertical…(pageDirection ou linedirection)… O pior é que richfaces e tomahawk possuem alternativas, mas todo meu projeto ta em primefaces, nao queria colocar mais uma dependencia para isso…

Alguem conhece alguma maneira facil de resolver isso?

<h:selectManyCheckbox value="#{userBean.selectedInstruments}" style="weight:200px;">
	<f:selectItems value="#{helper.allInstruments}" var="n"
		itemLabel="#{n.name}" itemValue="#{n.id}" />
</h:selectManyCheckbox>

um abraco!

Eu já lidei com esse problema, minha solução foi tomahawk kkkkkkkkk
isso é algo que está ainda nos planos do cagatay, então temos que senta, esperar e chorar nessa situação :cry:
esse recurso na selectmanycheckbox é muito procurado

[quote=andre.froes]Eu já lidei com esse problema, minha solução foi tomahawk kkkkkkkkk
isso é algo que está ainda nos planos do cagatay, então temos que senta, esperar e chorar nessa situação :cry:
esse recurso na selectmanycheckbox é muito procurado[/quote]

uaehauehae pois eh!!!
Ja tentei fazer algo com c:for ou h:datatable, mas nada feito…

Vou ver o que eu se consigo fazer… parece que tem alternativas usando javascript ou composite component, mas nao queria chegar a ponto de criar um CC so para alinhar checkboxs … nem sei se vai funcionar direito…

Valew!