JSF, ainda vale a pena?

Buenas queridos,

A pergunta é simples, ainda vale a pena desenvolver c/ JSF?
Pergunto pois ja to a um tempo fora da area e nao sei se surgiu algo mais produtivo/facil.

[quote=vaninh0]Buenas queridos,

A pergunta é simples, ainda vale a pena desenvolver c/ JSF?
Pergunto pois ja to a um tempo fora da area e nao sei se surgiu algo mais produtivo/facil.[/quote]

Em questão de mercado é só fazer uma pesquisa para notar que muitas empresas o utilizam, além dele ser uma especificação, e com a utilização de bibliotecas de componentes como o primefaces o desenvolvimento de telas fica muito bacana.

Muitos criticam o jsf por não permitir um controle do HTML gerado o fato de ser baseado em componentes e não em ação, ai cabe ao desenvolvedor analisar se é útil ou não para cada situação.

Cara, isso é de cada um.

Eu prefiro JSF para sistemas, agora action based creio ser mais usado em desenvolvimento de sites em geral, mas é só vc procurar aqui no GUJ que deve ter várias threads a respeito desse assunto, é igual discutir religião ou futebol, não tem fim.

Pra mim não vale a pena usar uma solução web tão amarrada como JSF, e especificação padrão não significa nada. Isso é uma opinião bem particular, mas JSF tem seus valores para o mercado e adeptos do component based. Como já falaram é mais gosto do que outra coisa na maioria das vezes, e consulte outros tópicos que já foi discutido muito sobre isso.

aqui no Brasil o JSF é bastante usado para aplicações e não é pouco, desde da versão 1.2. O motivo? Pq quem decide usar JSF(ou melhor tecnologias) não são profisisonais da area técnica. Acho um excelente framework para aplicações quando usando com primefaces, richfaces fica melhor ainda, pois evita reiventar a roda. A Oracle tem vendido bem o JSF juntos aos seus clientes, a equipe de vendas deles, é fora do normal. Até o struts ainda vale apena se vc quer trabalhar em sistema legado. Algumas caracteristas que considero boas no JSF:

• produtividade;
  • documentação (bastante coisa na internet e a própria documentação é boa);
  • curva de aprendizado;
  • bom número de desenvolvedores no mercado (isso é importante para o business);
    et.
    Claro como toda tecnologia tem seus problemas, mas depende para o que for usar o JSF é uma boa, em outras ele é ruim etc.

Acho que é como disseram ai, vai de gosto e necessidade…
Fazer um site com JSF nao fica muito bom, ai é melhor algo action-based, mas para aplicação vejo que é melhor na produtividade, já que não precisa ficar mexendo com css pra lá e pra cá…

Particularmente eu acho JSF um saco.
Discordo do javaflex quanto ao que ele coloca, JSF não é amarrado, ele só tem um nível de complexidade maior que frameworks action based, pela própria razão de ser component based. Porém, você pode tranquilamente ampliar as capacidades do mesmo, criando seus próprios componentes, sem ter muitos problemas, basta que você saiba o que está fazendo.
Aliás, saber usar o JSF e usar o JSF são coisas muito distintas.
Programar com Struts 2 sem conhecer todo o ciclo de vida do mesmo, sem entender o que os interceptors fazem, sem compreender os validators e as actions é muito mais simples que programar sem conhecer a razão da estrutura do JSF.
Os maiores problemas envolvendo frameworks é a insistência das pessoas em utiliza-los sem o devido cuidado de estudar o mesmo (sabe o manual de instruções de qualquer aparelho que adquirimos? Então, quase nunca lemos o mesmo).
Enfim, em termos de mercado, o JSF possui uma grande abrangência (tanto o 1.x quanto o 2.x).
Já em termos de aprendizado, a curva do mesmo é muito maior que a do vRaptor ou Struts 2, por exemplo.

[quote=igor_ks]Acho que é como disseram ai, vai de gosto e necessidade…
Fazer um site com JSF nao fica muito bom, ai é melhor algo action-based, mas para aplicação vejo que é melhor na produtividade, já que não precisa ficar mexendo com css pra lá e pra cá…

[/quote]

realmente site é meio chato mesmo, há solucoes com o vraptor, spring mvc que atende melhor que o jsf para esse fim.