JSF Ajax Disparando ao carregar página

Bom dia pessoal, tudo beleza?

Queria pedir uma ajuda de alguém que já tenha passado por essa questão:

Na minha página eu tenho um campo JSF h:inputText onde quero fazer a chamada de um método do bean para verificar a disponibilidade de um usuário quando o campo perder o foco, sendo assim, no BLUR do campo. Porém é a segunda vez(a primeira desisti e coloquei no submit a validação) que acontece o problema de o ajax executar sempre que a pagina é carregada, não respeitando o event=blur. Vocês sabem se isso é um comportamento, bug ou se tem algum jeito de fazer com que ele execute só quando efetivamente ocorrer o blur?

Segue código do input:

<h:inputText value="#{clienteUsuariosBean.usuarioUpdate.usuLogin}"
													id="usuario" styleClass="form-control" onblur="#{clienteUsuariosBean.verificaDisponibilidadeUsuario()}"> 
														<!-- <f:ajax event="blur" listener="#{clienteUsuariosBean.verificaDisponibilidadeUsuario()}"/> -->
													</h:inputText>

Aí tem as 2 formas que eu tentei fazer, sendo direto no input com onblur e no ajax(está comentado) com o event=“blur” e ele continua executando a chamada de método sempre que a pagina carrega ou é atualizada, já virei a internet, consultei colegas aqui e não achei nada que pudesse me ajudar.

Agradeço desde já!