JSF + Ajax: ICEFaces ou Ajax4JSF?

Bom dia pessoal,

Estou fazendo um projeto pessoal e estou em dúvidas quanto as duas bibliotecas de tags para ajax em JSF. Já mexi e um pouco com ICEFaces, que parece ser bem legal, mas nunca mexi com Ajax4JSF.

Alguém aí já usou os dois, e pode compará-los? Prós e contras?

Valeuz :slight_smile:

[quote=neófito]Bom dia pessoal,

Estou fazendo um projeto pessoal e estou em dúvidas quanto as duas bibliotecas de tags para ajax em JSF. Já mexi e um pouco com ICEFaces, que parece ser bem legal, mas nunca mexi com Ajax4JSF.

Alguém aí já usou os dois, e pode compará-los? Prós e contras?

Valeuz :)[/quote]

Uso Ajax4JSF, acho ele bem pratico e com mtos recursos :smiley:

Temos experiências opostas …

Eu venho usando AJAX4JSF a um bom tempo, foi utilizado aqui na empresa em pelos menos 5 projetos. Não tive problemas e seu uso é simples.

Mas colocando lado a lado, A4J não faz a metade (ou nem isso) do que ICEFaces pode fazer. Entretanto, acho que melhor decisão deve ser a que busca o equilíbrio entre “bom visual”/produtividade.

Flws!
Schmidt

Uma preocupação minha é quanto a continuidade dos frameworks. O A4J sei que está passando para o JBoss, mas e o ICEFaces? Será que ele continua sendo desenvolvido por um bom tempo?

Uma outra questão é documentação. ICEFaces é bem documentado, mas não encontrei muita documentação sobre A4J.

Eu prefiro o Ajax4JSF, acho ele bem mais pratico e portável. E qualquer coisa mais acançada que você for fazer pode-se sempre fugir p/ o javascript mesmo.

Eu uso a4j porque ele é muito simples de usar. A documentação dele atende minhas necessidades.

O iceFaces parece muito mais com uma biblioteca de bons componentes que usam ajax, ja o ajax4jsf é uma solução para plugar suporte a ajax em seus componentes.

Falou

[quote=Ferryman]Eu uso a4j porque ele é muito simples de usar. A documentação dele atende minhas necessidades.

O iceFaces parece muito mais com uma biblioteca de bons componentes que usam ajax, ja o ajax4jsf é uma solução para plugar suporte a ajax em seus componentes.

Falou[/quote]

Ferryman, ao compararmos os 2 frameworks dsua definição foi perfeita, mas precisamos levar em consideração 2 outros fatores fundamentais ao se analisar OSS - Open Source Software:

  1. Tamanho da Comunidade:

O AJAX4JSF foi adotado pela JBoss como padrão para integração com o MyFaces Trinidad com Facelets e JBoss Seam. :shock: Isto por si só já é suficiente para que o gerente de projetos reduza significativamente seu risco de deprecation.

Considere ainda a vantagem competitiva de Facelets eliminar o “JSP Compiler to Servlet” incrementando a performance de forma sistemica. :-o O stakeholder ficará surpreso como Java não é mais aquela coisa WWW - World Wide Wait - que aquele entendido de informática vinha dizendo pra ele.

Considere também que o JBoss Seam (emenda) é a onda do momento em ganho de produtividade e facilidade de desenvolvimento, levando o gerente de projeto a reduzir seu risco de atrasos seguindo as mesmas métricas estabelecidas para projetos J2EE. :smiley:

  1. Integração e Acoplabilidade (fraca ou forte):

Quando falamos em arquitetura multicamadas pensamos logo em fraco acoplamento usando JNDI para promover a independência tecnológica entre as camadas, mas estavamos falando aqui de tecnologias JSF + AJAX na camada presentation, a View do MVC. Sendo assim queremos forte acoplamento. Certo?

Nesse contexto, a fraca acoplabilidade de AJAX4JSF em nome da flexibilidade não faz muito sentido para mim pois se posso utilizar AJAX em um projeto hoje, porque não o utilizaria? Projetos JSF não possuem compatibilidade retroativa com projetos antigos em Struts v1.2.

Adorei ICEfaces pois a primeira vista (e em sua definição) ele é “seamless”, ou seja, sem emendas, simplificando bastante a escrita de suas páginas XHTML. Seus componentes são muito legais e flexíveis. Sua concepção foi Comercial, portanto tem apresentação profissional com vasta documentação e belos exemplos reduzindo a curva de aprendizado. Só depois tornou-se OSS.

A princípio ICEfaces renderiza através do “JSP Compiler to Servlet” (todos seus exemplos o usam), mas também suporta Facelets portanto pode ter a mesma performance de AJAX4JSF.

Em sua última versão estável, v1.5.3, não possui integração com JBoss Seam, mas em sua versão 1.6.0 alpha, os mesmos exemplos (component-showcase) foram reescritos utilizando-o.

Conclusão:

Se você precisa de AJAX para um projeto que vá entrar em produção HOJE, utilize MyFaces Trinidad + Facelets + AJAX4JSF + JBoss Seam. Caso contrário terá de utilizar MyFaces Trinidad + ICEfaces.

Arquiteturalmente falando, ICEfaces está no caminho certo e desde que não perca o TimeToMarket poderá receber uma aceitação de peso da Comunidade OSS.

Em minha opinião pessoal, não descartaria a utilização de JBoss Seam de um novo projeto por nada nesse mundo.

bom, um motivo para não utilizar ICEFaces é a falta de compatibilidade entre as versões do mesmo (coisa que nunca aconteceu com o a4j).
estou chingando isto deles aqui.
Um exemplo simples com 3 componentes para de funcionar de uma versão pra outra?

o pior é que não da erro nenhum, só não funciona …

por tanto, não utilize o ICE Faces, a não ser que conviver com com este tipo de incompatibilidade não seja um problema pra ti …

[quote=neófito]Bom dia pessoal,

Estou fazendo um projeto pessoal e estou em dúvidas quanto as duas bibliotecas de tags para ajax em JSF. Já mexi e um pouco com ICEFaces, que parece ser bem legal, mas nunca mexi com Ajax4JSF.

Alguém aí já usou os dois, e pode compará-los? Prós e contras?

Valeuz :)[/quote]
Ajax4jsf só funciona mesmo se voce usar as apis da exadel como o facelets. Ele costuma bugar outros frameworks como é o caso das apis da opensimphony.

OI GALERA, SOU NOVO NO USO DE FRAMEWORKS WEB, ESTOU COM MUITAS DIFICULDADES DE USAR O ICEFACES, VOCÊS ME INDICAM MUDAR P/ O AJAX4JSF?
NÃO CONHECIA, CONHECI O ICE POR INTEMÉDIO DE UM AMIGO…

VLW

acho que essa questao do Icefaces, sobre versoes, incompatibilidade, eh porque a cada dia ele está ficando melhor, acredito que logo não haverá mais esse tipo de transtorno.

Sinceramente, hoje eu to usando Rich, aprendi com um amigo meu o Neto, mas cara, o Icefaces é bem legal.
Tivemos uma decepção ao utiliza-lo, na questão de usuários que tem Firefox 2.0 ou internet explorer 6 ou inferiores, ai sem condição, ele não roda.!!!
Já o Rich tira de letra.

Mas recomendo sim o uso do IceFaces, eh muito bom.!!! :lol:

MyFaces Trinidad + Facelets + AJAX4JSF

  • JBoss Seam.

ICEFaces ? eita porra tanta coisa boa …