[quote=Ferryman]Eu uso a4j porque ele é muito simples de usar. A documentação dele atende minhas necessidades.
O iceFaces parece muito mais com uma biblioteca de bons componentes que usam ajax, ja o ajax4jsf é uma solução para plugar suporte a ajax em seus componentes.
Falou[/quote]
Ferryman, ao compararmos os 2 frameworks dsua definição foi perfeita, mas precisamos levar em consideração 2 outros fatores fundamentais ao se analisar OSS - Open Source Software:
- Tamanho da Comunidade:
O AJAX4JSF foi adotado pela JBoss como padrão para integração com o MyFaces Trinidad com Facelets e JBoss Seam. :shock: Isto por si só já é suficiente para que o gerente de projetos reduza significativamente seu risco de deprecation.
Considere ainda a vantagem competitiva de Facelets eliminar o “JSP Compiler to Servlet” incrementando a performance de forma sistemica. :-o O stakeholder ficará surpreso como Java não é mais aquela coisa WWW - World Wide Wait - que aquele entendido de informática vinha dizendo pra ele.
Considere também que o JBoss Seam (emenda) é a onda do momento em ganho de produtividade e facilidade de desenvolvimento, levando o gerente de projeto a reduzir seu risco de atrasos seguindo as mesmas métricas estabelecidas para projetos J2EE.
- Integração e Acoplabilidade (fraca ou forte):
Quando falamos em arquitetura multicamadas pensamos logo em fraco acoplamento usando JNDI para promover a independência tecnológica entre as camadas, mas estavamos falando aqui de tecnologias JSF + AJAX na camada presentation, a View do MVC. Sendo assim queremos forte acoplamento. Certo?
Nesse contexto, a fraca acoplabilidade de AJAX4JSF em nome da flexibilidade não faz muito sentido para mim pois se posso utilizar AJAX em um projeto hoje, porque não o utilizaria? Projetos JSF não possuem compatibilidade retroativa com projetos antigos em Struts v1.2.
Adorei ICEfaces pois a primeira vista (e em sua definição) ele é “seamless”, ou seja, sem emendas, simplificando bastante a escrita de suas páginas XHTML. Seus componentes são muito legais e flexíveis. Sua concepção foi Comercial, portanto tem apresentação profissional com vasta documentação e belos exemplos reduzindo a curva de aprendizado. Só depois tornou-se OSS.
A princípio ICEfaces renderiza através do “JSP Compiler to Servlet” (todos seus exemplos o usam), mas também suporta Facelets portanto pode ter a mesma performance de AJAX4JSF.
Em sua última versão estável, v1.5.3, não possui integração com JBoss Seam, mas em sua versão 1.6.0 alpha, os mesmos exemplos (component-showcase) foram reescritos utilizando-o.
Conclusão:
Se você precisa de AJAX para um projeto que vá entrar em produção HOJE, utilize MyFaces Trinidad + Facelets + AJAX4JSF + JBoss Seam. Caso contrário terá de utilizar MyFaces Trinidad + ICEfaces.
Arquiteturalmente falando, ICEfaces está no caminho certo e desde que não perca o TimeToMarket poderá receber uma aceitação de peso da Comunidade OSS.
Em minha opinião pessoal, não descartaria a utilização de JBoss Seam de um novo projeto por nada nesse mundo.