Bom, to implementando algumas coisas em JSF e preciso de um little help aqui.
Já sei como funciona o <f:validade > e o <h:messages>
Mas o que eu quero é um pouquinho diferente.
Supondo que temos para cada campo desejado um label de descrição (outputtext na maioria dos casos).
O que eu quero é deixar o texto desse label em vermelho, por exemplo.
Imagino que esse tipo de validação tenha que ser feito no ManagedBean e não com <f:validade> por exemplo.
Lembro que no struts que usava um <h:error> ou algo do tipo, se não me falha a memória.
Uma saída pra esse problema, mesmo não acreditando que seja a melhor solução, é você fazer essa sua validação no seu controle(java). No seu método de validação você pode retornar uma String com o css específico, como por exemplo a cor do campo. Eu já fiz isso dessa maneiram, funciona, mas eu acho que pode ter uma solução melhor pra isso, só não sei como hehe…
Realmente não me parece muito elegante, mas a princípio usarei isso mesmo!
Espero que no JSF 2 tenham implementado algo do tipo, senão nesses casos o <f:validate> não serviria =/
Abraços!!!
H
haamilton
Tchello…
Acho difícil que no JSF 2.0 tenha algo do tipo.
Acho que a melhor solução para você é criar um componente seu para ter esse tipo de comportamento…
É isso ae…
Valeu
Tchello
Não seria má idéia, ainda preciso estudar mais um pouco pra compreender bem como se cria componentes customizados em JSF.
Sou um tanto novocom JSF.
Abraços!
2
22-Gers
Realmente não é muito elegante, mas você pode usar isso de uma maneira bem genérica. Se você criar um controle genérico, que todos os seus controles extendam, esse método pode ficar nele, assim como outros métodos, e dai você precisará escrever somente uma vez, e o que vai ter que fazer é setar essa propriedade quando você fizer sua validação no controle.
Criar um componente seria o ideal, mas já é um pouco mais complicado.
Até.
Tchello
Me parece interessante.
Mas pra cada formulário eu teria campos diferentes com nomes diferentes… então de certa eu teria que fazer a verificação sempre e setar manualmente.
Isso não ta me agradando muito, fazia a mesma coisa em Struts 1.2.9, em toda Action verificava cada campo obrigatório e caso algum estivesse inválido setava manualmente o error e mandava de volta pra tela que interpretava esses errors.
Pelo visto vai ser a mesma coisa mas terei que tirar o <f:validate> =/ uma pena!
Muito obrigado pela ajuda pessoal!
Adoro essas discussões, costumam ser bem produtivas.
Abraços!!