[JSF] Backing bean dinamico

7 respostas
Ferryman

Eai pessoal,

Estou desenvolvendo uma aplicação que cria formulários jsf dinamicamente. A idéia é que um usuário utilize minha aplicação para criar um questionário, e outro usuário responda o questionário que foi criado.
Consegui fazer a parte de gerar um formulário a partir da entrada do construtor(usuário) do questionario, porém não sei como farei para armazenar a resposta do “respondedor” do questionário.
Não sei como deve ser o backing bean que armazenará as respostas pois o formulário é criado em tempo de execução, então não sei quais e quantos componentes existirão.
Um mapa em um backingBean resolveria meu problema?
Alguem tem alguma sugestão? existe como fazer algum tipo de valuebind aonde cada componente addicionaria no mapa seu id como chave e seu valor value?

Aguardo sugestões.
Obrigado,
Ferry

7 Respostas

gilliard_santos

pela expression language voce consegue atribuir um valor a uma entrada do map numa boa. nao sei se entendi bem o que voce esta fazendo e nao sei como voce esta gerando esse formulário dinamicamente, mas no value do componente que voce esta criando em tempo de execucao voce pode fazer como “#{MeuManagedBean.meuMap[‘algumId’]}” onde esse ‘algumId’ voce poderia colocar o clientId do componente.

Bom, nao sei se te ajudei porque nao sei se entendi teu problema direito.

Ferryman

Opa valeu pela resposta,

O problema é o seguinte, eu já preciso ter as entradas do Mapa pra conseguir adicionar os valores nele? nao tenho como inserir a Key e o value?

Pelo que você disse eu entendi que preciso ter as keys do map ja definidas no faces-config e só consigo atribuir valores a elas. O que preciso mesmo é realizar um “put(K,V)” no mapa, pois não tenho como saber as chaves antes da execução.
alguem sabe se tem como?!

Valeu

gilliard_santos

tem como fazer sim, e é isso mesmo que o exemplo que eu dei faz, vc nao precisa definir no faces-config.

n10

Ressuscitando

Eu estou com um problema parecido com o que você postou alguns anos atrás.
http://www.guj.com.br/posts/list/48451.java

O problema é o seguinte: um usuário cadastras as perguntas, as opções de respostas (se houver), os tipos de resposta (multipla escolha, escolha unica e descritiva). e outro usuário seleciona o questionário (podem ser vários), o sistema monta dinâmicamente ele (inserindo os componentes a serem apresentados) e o usuário responde o questionário.

Gostaria de uma idéia de como fazer o managerBean que gera dinâmicamente o formulário. Estou usando JSF com Facelets e ice faces, porém se o questionário for gerado só com JSF puro já está de bom tamanho.
Se você souber de um link, ou exemplo ou de como eu posso adicionar os componentes dinâmicamente eu Agradeceria muito.

A

Estou com esse mesmo problema, encontrou alguma solução ?

benignoms

Estou com o mesmo dilema, alguém conseguiu algo?

A

Alguém de vcs podem ajudar?
Pois estõu passsando pela mesma situatção.

Criado 19 de dezembro de 2006
Ultima resposta 26 de mai. de 2011
Respostas 7
Participantes 6