Conforme indicaram alguns colegas de fórum, estou estudando Business Delegate e Service Locator para utilizar numa aplicação JSF (a ser desenvolvida) para resolver o problema de acoplamento da camada client com a camada de negócio. O problema é q todos os artigos e exemplos q encontrei são para EJB, e não estou conseguindo abstrair esses padrões para uma app em JSF.
Gostaria de saber se alguém já utilizou esses padrões em projetos, como foi implementado e se realmente valeu a pena. Ou mesmo, pedir que indicassem um bom material sobre a arquitetura de uma aplicação em JSF.
:oops:
Pois é, cara, infelizmente a utilização do IoC do Spring foi descartada para o projeto…
Acho até q esse acoplamento daria para ser resolvido de forma mais simples, mas acredito que os padrões de projeto estão aí para isso!!
O
okara
Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.
urubatan
okara:
Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.
exato
eu disse IoC não tinha falado em spring (até por que existem diversos containers IoC
C
carlosfpaixao
desculpe, é que IoC me lembra imediatamente Spring…
Vou estudar um pouco mais como fazer essa “injeção” em JSF… volto com um retorno ou mais dúvidas… :?:
C
carlosfpaixao
Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?
Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?
urubatan
carlosfpaixao:
Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?
Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?
qual objeto injetar eu não posso ajudar pois não sei quais os que você tem, mas o esquema do singleton seria o escopo de application
n final das contas da no mesmo
C
carlosfpaixao
A camada de negócio ainda não está modelada, apenas os beans. Estou pensando em modelá-la como serviços, tipo: UserService, EmpresaService, etc… Para não encher meu faces-config.xml, vou criar e declarar nele um único ponto de acesso a esses serviços (com application scope ), algo como uma fábrica de serviços (ServiceFactory). Vêem algum problema nessa arquitetura ?
Desde já, agradeço a todos pela força. Obrigado!
O
okara
Vi alguns tutoriais que fazem exatamente isso.
Inclusive turorial da oracle
C
carlosfpaixao
opa, sempre é bom ter uma referência para apoiar sua decisão… se der, deixa aqui o link para os tutoriais… vlws