[JSF] Business Delegate e Service Locator

10 respostas
C

Olá a todos,

Conforme indicaram alguns colegas de fórum, estou estudando Business Delegate e Service Locator para utilizar numa aplicação JSF (a ser desenvolvida) para resolver o problema de acoplamento da camada client com a camada de negócio. O problema é q todos os artigos e exemplos q encontrei são para EJB, e não estou conseguindo abstrair esses padrões para uma app em JSF.

Gostaria de saber se alguém já utilizou esses padrões em projetos, como foi implementado e se realmente valeu a pena. Ou mesmo, pedir que indicassem um bom material sobre a arquitetura de uma aplicação em JSF.
:oops:

10 Respostas

urubatan

use IoC pra isto :smiley:

C

Pois é, cara, infelizmente a utilização do IoC do Spring foi descartada para o projeto…

Acho até q esse acoplamento daria para ser resolvido de forma mais simples, mas acredito que os padrões de projeto estão aí para isso!! :slight_smile:

O

Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.

urubatan

okara:
Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.

exato :smiley:
eu disse IoC não tinha falado em spring (até por que existem diversos containers IoC :smiley:

C

desculpe, é que IoC me lembra imediatamente Spring… :smiley:

Vou estudar um pouco mais como fazer essa “injeção” em JSF… volto com um retorno ou mais dúvidas… :?:

C

Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?

Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?

urubatan

carlosfpaixao:
Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?

Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?

qual objeto injetar eu não posso ajudar pois não sei quais os que você tem, mas o esquema do singleton seria o escopo de application :smiley:

n final das contas da no mesmo :smiley:

C

A camada de negócio ainda não está modelada, apenas os beans. Estou pensando em modelá-la como serviços, tipo: UserService, EmpresaService, etc… Para não encher meu faces-config.xml, vou criar e declarar nele um único ponto de acesso a esses serviços (com application scope :smiley: ), algo como uma fábrica de serviços (ServiceFactory). Vêem algum problema nessa arquitetura ?

Desde já, agradeço a todos pela força. Obrigado!

O

Vi alguns tutoriais que fazem exatamente isso.
Inclusive turorial da oracle

C

opa, sempre é bom ter uma referência para apoiar sua decisão… se der, deixa aqui o link para os tutoriais… vlws

Criado 23 de maio de 2006
Ultima resposta 25 de mai. de 2006
Respostas 10
Participantes 3