[JSF] Business Delegate e Service Locator

10 respostas
C

Olá a todos,

Conforme indicaram alguns colegas de fórum, estou estudando Business Delegate e Service Locator para utilizar numa aplicação JSF (a ser desenvolvida) para resolver o problema de acoplamento da camada client com a camada de negócio. O problema é q todos os artigos e exemplos q encontrei são para EJB, e não estou conseguindo abstrair esses padrões para uma app em JSF.

Gostaria de saber se alguém já utilizou esses padrões em projetos, como foi implementado e se realmente valeu a pena. Ou mesmo, pedir que indicassem um bom material sobre a arquitetura de uma aplicação em JSF.
:oops:

10 Respostas

urubatan

use IoC pra isto :smiley:

C

Pois é, cara, infelizmente a utilização do IoC do Spring foi descartada para o projeto…

Acho até q esse acoplamento daria para ser resolvido de forma mais simples, mas acredito que os padrões de projeto estão aí para isso!! :slight_smile:

O

Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.

urubatan

okara:
Uso o IOC do JSF.
Os managed beans do JSF podem ser utilizados como um container IOC.

exato :smiley:
eu disse IoC não tinha falado em spring (até por que existem diversos containers IoC :smiley:

C

desculpe, é que IoC me lembra imediatamente Spring… :smiley:

Vou estudar um pouco mais como fazer essa “injeção” em JSF… volto com um retorno ou mais dúvidas… :?:

C

Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?

Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?

urubatan

carlosfpaixao:
Olhei o IoC do JSF, mas ainda continuo em dúvida em qual objeto da camada de negócio injetar ? :oops: Uma fábrica de serviços?

Também não vi a funcionalidade de Singleton q o Spring tem. Como vcs fazem para implementar ?