JSF - Checked no Checkbox

Olá amigos, tenho um <h:selectManyCheckBox> e dentro tem alguns <h:selectItem> com value e label.

Quando clico no botão de ação da página ele faz algumas validações e volta para a mesma pagina informando uma mensagem la no h:messages.

Mas os “checkeds” que eu dei não voltam selecionados.

OBS: Os valores checkados ( o meu value do selectManyCheckBox ), estão lá e consigo visualiza-los a partir de um h:outputText que coloquei para testes.

Como forçar com que eles fiquem selecionados?

E outra, acabei de testar com selectManyListBox e funcionou. Só com os CheckBoxs que não funcionam!!!

qual o tipo de retorno do getValue() ?

Veja a implementação:

Aqui o meu atributo no bean:

private List&lt;String&gt; tiposArquivo;

Aqui meu xhtml:

&lt;h:selectManyCheckbox id="tipoArquivos" value="#{manterProjetoContratadoAction.visao.tiposArquivo}" layout="pageDirection" class="form-check-radio" onclick="javascript: tiposArquivos();"&gt; &lt;f:selectItem id="item1" itemLabel="#{msg.interesse_projeto_ped}" itemValue="2" /&gt; &lt;f:selectItem id="item2" itemLabel="#{msg.inicio_execucao_projeto_ped}" itemValue="3" /&gt; &lt;f:selectItem id="item3" itemLabel="#{msg.prorrogacao_projeto_ped}" itemValue="4" /&gt; &lt;f:selectItem id="item4" itemLabel="#{msg.relatorio_final_projeto_ped}" itemValue="5" /&gt; &lt;f:selectItem id="item5" itemLabel="#{msg.relatorio_auditoria_ped}" itemValue="6" /&gt; &lt;/h:selectManyCheckbox&gt;

Eu consigo recuperar tranquilamente, setar em outros tipos, por exemplo: no <h:selectManyListBox> funciona e ele vem selecionado.