JSF com Eclipse

Para se trabalhar com JSF + Tomcat + Eclipse Helios, é necessário instalar o JSF? Como se faz isso, caso seja necessário. E se não, como eu começo a criar coisas com o JSF?

Qual a versão do seu JSF? 1.1, 1.2 ou 2.0?

Olá.
Basta copiar os jars necessários para a pasta WEB-INF/lib do seu projeto.

Acho que o jeito mais fácil é baixar o plugin JBoss Tools 3.2 Beta. Não sei ao certo se ele já vem com a implementação do JSF2, a versão 3.1 ainda não vinha, mas em todo caso: http://community.jboss.org/en/tools/blog/2010/12/09/jboss-tools-32-beta-2

[quote=raf4ever]Olá.
Basta copiar os jars necessários para a pasta WEB-INF/lib do seu projeto.[/quote]

Olá,
pode citar quais os .jars exatamente?

pjava,
eu recomendaria tentar o GlassFish se fosse possível, pois ele já implementa o JSF nativo, você não precisa se preocupar com .jars.

O JSF que me recomendaram para esse meu início é o 1.2. Quanto ao GlassFish, eu instalo e depois eu o associo no Projeto como eu fiz com o Tomcat? ER a instalação dele na IDE do Eclipse é semelhante ao Tomcat?

Olha, eu já mexi com o JSF 1.2(JEE 5) e o JSF 2.0(JEE 6) … aconselharia a começar com o 2.0, está mais tranquilo, vc não precisa de vários frameworks para complementar, o JEE 6 pegou tudo o que tinha de melhor para o JEE 5 e colocou na própria especificação! E outra, é o que tem de mais atual…
A combinação que uso no trabalho é: JSF 2.0 + Netbeans 6.9.1 + GlassFish 3
:smiley:

Detalhe: os jars já vem com o próprio netbeans!

Sim, o processo de configuração é similar.

pessoal e o Eclipse para JSF 2 é legal??

não estou conseguindo fazer funcionar o meu Bean

quando chamo um metodo do Bean pela view ele não encontra o metodo.

Obrigado!

usando o eclipse helios,

Menu File - New - Dynamic Web Project

dae coloca o project name que tu quer,
defina teu target runtime ( apache tomcat )
e em configuration deixa Custom e clica em Modify

e la tu marca… a caixinha JavaServerFaces (dae tu escolhe a versao… 1.1, 1.2 ou 2.0)
e da ok.

dae Next ate chegar na parte

JSF Capabilities

ele pede Jsf Implementation Library…
Clica no botao do lado ( manage library ) e depois em New (coloca o nome que tu quer por padrao JSF2 pra tu saber depois ). e depois com ela selecionado clica em ADD Jars… (procura os jars. do JSF 2… aqui eu estou usando jsf-impl-2.0.3.jar e jsf-api-2.0.3.jar )
Depois da new denovo (coloca de nome, JSTL) e adiciona em add jars pra ela e tem que adicionar os jstl-impl.jar e jstl-api.jar

dae da OK. e de volta na JSF Capabilities, deixa marcado as 2 library que tu criou, a JSF2 e a JSTL
e marcado a opcao include libraries with this application.
e clica em Finish…

pronto
teu projeto ja ta com jsf2 e belezinha

[quote=hiroshisilva]pessoal e o Eclipse para JSF 2 é legal??

não estou conseguindo fazer funcionar o meu Bean

quando chamo um metodo do Bean pela view ele não encontra o metodo.

Obrigado![/quote]

teu jsf é 1.2 ?
se for, teu bean ta declarado no facesconfig?

no 2.0 ja nao precisa nem mexer nisso… é legal

so colocar essa declaracão no inicio da tua classe que seria um managedbean, evitando assim editar o facesconfig pra isso. fora um monte de outra vantagens como navegação implícita.etc.


@ManagedBean
@SessionScoped
public class BackingBean{

...
}

Eu tentei fazer como o jadsonuch falou e no JSTL, ao adicionar os jar, dá erro. Eu não possuo esses arquivos que ele mencionou: jsf-impl-2.0.3.jar e jsf-api-2.0.3.jar. Esse é o erro que dá:
Found multiple versions of the required class javax.faces.FactoryFinder.. Os que eu tenho são:
jsf-api e jsf-impl
Esses arquivos eu baixei junto com o mojarra-2.0.3-FCS. Como eu faço para baixar o jsf completo? Pelo site da Oracle, estou tentando desde cedo e só dá que o site está fora. Tem algum link aí, onde eu possa baixar? Seja o 1.2 ou 2.0, ou o que eu tenho já é suficiente? Tenho que criar realmente o JSTL mesmo? Esse erro dá quando eu vou finalizar a instalação do JSF.

entao, tu tem os mesmos arquivos.

se tu baixou do mjojarra-2.0.3-fcs eh o mesmo ( o jsf-api e o jsf-impl ) que o jsf-impl-2.0.3.jar e jsf-api.2.0.3

e precisa dos jstl-impl.jar e jstl-api.jar

vo upar pra tu…

libs

baixa ae… ta os jsf-impl que eu uso e os jstls.
dae tu segue oque eu falei e pronto

Obrigado, instalei e agora está perfeito. Só estudar e mandar ver.

No meu projeto não está achando a pagina, creio que seja o web.xml, alguem passou por isso?