JSF com iText, Help-me

Bom dia senhores,
apesar do tempo hoje nao estao tao bom assim, espero que voces possam me tirar a seguinte duvida:

bem tenho um formulario basico de nome e numero, ele acusa de segirar em branco e se digitar numeros errados e tal…
no caso eu executo ele assim:

<h:commandButton type=“submit” action="#{NomeBean.acao}" value=“Enviar” id=“submit”/>

blz, até ae blz, funcionando… mas agora eu estou tentando executar um classe assim:

<h:commandButton type=“BUTTON” action="#{relatorio.acao}" value=“Enviar” id=“submit”/>
obs: ja esta mapeada no xml.

no methodo acao, tem apenar um System.out… que mostra no console uma msg. mas nao esta executando.

aguem podia tirar essa duvida?
abraços a todos

Aonde entra o iText neste seu problema?

sabia que alguem ia perguntar isso…
blz o itext vai entrar nessa classe onde deveria mostrar o msg com o system.out.println…

mas como nem ta mostyrando o system.out. nem coloquei e nem sitei de um possivel problema que pode ocorrer, que é:

vai abrir o arquivo pdf se eu colocar no acao do relatorio?

abraço
obrigado pela atençao :smiley:

rola de mostrar o código pra gente poder dar uma olhada?
Aí fica mais fácil, porque assim por alto não dá nem pra chutar direito.

sim senhor:

JSF

[code]

JSP Page

<f:view>
<h:form id=“formulario”>
Digite seu nome: <h:inputText id=“nome” value="#{NomeBean.nome}" required=“true” />
<h:message for=“nome”/>

Digite seu telefone: <h:inputText id=“telefone” value="#{NomeBean.telefone}" required=“true” />
<h:message for=“telefone”/>

<h:commandButton type=“submit” action="#{NomeBean.acao}" value=“Enviar” id=“submit”/>
</h:form>
<h:commandButton type=“button” action="#{Relatorio.hello}" value=“Relatorio” id=“relatorio”/>
</f:view>

teste

[/code]

class

public String hello(){ System.out.println("Concegui"); return "ok"; }

xml:

<managed-bean> <managed-bean-name>Relatorio</managed-bean-name> <managed-bean-class>br.com.integrator.Relatorio</managed-bean-class> <managed-bean-scope>application</managed-bean-scope> </managed-bean>

eai ninguem sabe pq meu botão nao esta chamando o metodo?

<h:commandButton type=“button” action="#{Relatorio.hello}" value=“Relatorio” id=“relatorio”/>

abraços

[quote=rbroz85]eai ninguem sabe pq meu botão nao esta chamando o metodo?

abraços[/quote]

e ai rapaz…

pra este botao fucionar ele tem que estar dentro do form.

blz, funcionou…
mas nao funciona qunado eu tento chamar outra classe!
so funciona com os metodos do NomeBean
a classe relatorio da erro

<h:form id="formulario2"> <h:commandButton type="submit" action="#{Relatorio.hello}" value="Relatorio" id="relatorio"/> </h:form>

da um erro dizendo que nao pode instanciar a minha classe Relatorio.

<managed-bean> <managed-bean-name>Relatorio</managed-bean-name> <managed-bean-class>br.com.integrator.Relatorio</managed-bean-class> <managed-bean-scope>none</managed-bean-scope> </managed-bean>

abraços

Como assim não funciona com outras classes?
Para usar um bean no jsp vc vai precisar criar um managed bean como vc fez.

Tenta mudar o escopo do bean nessa linha. Põe session por exemplo:

<managed-bean-scope>session</managed-bean-scope>

pois é brother, tmb fiquei bolado com isso: olha o erro que dah:

[code]description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

javax.servlet.ServletException: #{Relatorio.hello}: javax.faces.el.EvaluationException: javax.faces.FacesException: javax.faces.FacesException: Can’t instantiate class: ‘br.com.integrator.Relatorio’… br.com.integrator.Relatorio
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:209)
org.netbeans.modules.web.monitor.server.MonitorFilter.doFilter(MonitorFilter.java:368)

root cause

javax.faces.FacesException: #{Relatorio.hello}: javax.faces.el.EvaluationException: javax.faces.FacesException: javax.faces.FacesException: Can’t instantiate class: ‘br.com.integrator.Relatorio’… br.com.integrator.Relatorio
com.sun.faces.application.ActionListenerImpl.processAction(ActionListenerImpl.java:78)
javax.faces.component.UICommand.broadcast(UICommand.java:312)
javax.faces.component.UIViewRoot.broadcastEvents(UIViewRoot.java:267)
javax.faces.component.UIViewRoot.processApplication(UIViewRoot.java:381)
com.sun.faces.lifecycle.InvokeApplicationPhase.execute(InvokeApplicationPhase.java:75)
com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.phase(LifecycleImpl.java:200)
com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.execute(LifecycleImpl.java:90)
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:197)
org.netbeans.modules.web.monitor.server.MonitorFilter.doFilter(MonitorFilter.java:368)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/5.5.17 logs.

[/code]

eu mudei pra session, ja tentei todos
e memso assim ele nao vai

putz to tendo mts problemas com esse jsf…
tentei criar um novo projeto… identico… e agora diz que:
org.apache.jasper.JasperException: Cannot find FacesContext
nao pode encontrar facescontext…

que q eu faço agora ?
abraços

blz, concegui aki, nao sei como.,… mas ta funcionando

agora… como faço pra eu clicar no botao, eu chamar uma classe que me abra um pdf feito no Itext ?

outra pergunta… tipo eu ja tenho alguns Bean na minha sessao…
como faço pra passar eles pro meu metodo ?
existe algum campo no form do jsf que passe object ?

abraço