JSF + ComboBox

Ola amigos,

Estou tendo dificuldades para achar material sobre JSF + ComboBox, eu só leio dúvidas a este respeito. Alguem teria algum exemplo de como popular um combobox e apresentá-lo na tela?

[],s

Alberto

Então vamos lá meu amigo… Primeiro, visite a seguinte página: http://www.exadel.com/tutorial/jsf/jsftags-guide.html; Lá, voce encontra exemplos de como usar as tags do JSF.

Segundo, voce terá no BackingBean um método que retorna uma Collection de SelectItem. Olhe aí um exemplo:

public Collection getValuesComboBox(){ Collection toReturn = new ArrayList(); while( condicao ){ toReturn.add( new SelectItem( id, valor ) ); } }

Onde: id é a chave e valor é o que vai ser exibida como opção dentro do Combo.

<h:selectOneMenu id="selectCar" value="#{carBean.currentCar}"> <f:selectItems value="#{carBean.carList}" /> </h:selectOneMenu>

Neste exemplo (exadel), voce substituiria o “value” do selectItems pela chamado do método de exemplo acima, e o “value” do selectOneMenu pela chamado do atributo. :wink:

Boa noite trevezani e jback.

Gostei do link com os exemplos de jsf, ja adicionei aos meus favoritos, muito obrigado.

Estou tendo a mesma duvida que o amigo trevezani, e gostaria de saber se existe alguma forma de carregar este combobox com dados vindo de uma consulta feita em um banco de dados (mysql, access, postgree, sql…) e exibir em tela.

obrigado e boa noite a todos.

Olá pessoal

como faço para que determinado item no combobox venha previamente selecionado ?

<h:selectOneMenu id="tipoEnderecoId" value="#{enderecoFace.selectedEndereco.tipoEnderecoId}">
                  <f:selectItem itemValue="1" itemLabel="tipo 1"/>
                  <f:selectItem itemValue="2" itemLabel="tipo 2"/>
            </h:selectOneMenu>

jback, muito bom o link o exemplos. Me ajudou muito. :stuck_out_tongue: