JSF - Como começar?

3 respostas
hackum

Eu cancei de utilizar os malditos servlets (doPost e doGet). Ficar sempre limitado nesses dois métodos. Então, decidi partir para os frameworks, como por exemplo o JSF. Pesquisando na internet, estou conseguindo compreender de como funciona. Mas, as tags jsf não é muito familiar para mim. Mas, o que eu realmente gostei, foi o poder que eu tenho de criar as minhas classes e meus queridinhos métodos, e assim, utilizá-los, com: {#{nameClass.nameMethod()}. Eu quero por exemplo, criar um formulário em HTML e CSS utilizando os managed-beans que a jsf nos oferece, sem ter que utilizar as tags jsf.
Como por exemplo:

<form name="input" action="{#{nameClass.nameMethod()}"
method="get">
Nome do Usuário: 
<input type="text" name="user">
<input type="submit" value="Enviar">
</form>

Outro fator, seria, se no caso, o usuário clicar em enviar, eu crio um método:

public String sendMessage()
{
  return "Mensagem enviada com sucesso!";
}

Ou seja, aparecer: “Mensagem enviada com sucesso!”. No servlets, eu utilizava o sendRedirectMessage, mas nesse caso, como é feito ?

3 Respostas

jyoshiriro

Amigo,

Aí é que está… Usou JSF, usa as tags dele.

Até pode usar tags HTML maaaaas vai te dar um baita trabalho e pode ter efeitos colaterais.

JSF é pra ser usado com tags JSF, fato.

esdras_63

Outra dica importante, é trabalhar com facelets e não jsp. Lembre-se que JSF não é a melhor escolha para sites, e sim para aplicações web. Caso trabalhe com sites, utilize VRaptor ou outro framework semelhante (aconselho o VRaptor, que é muito bom). Caso trabalhe com aplicações web, depois de ter aprendido bem de JSF, use as bibliotecas ricas, como o Primefaces ou Richfaces.

LPJava

não entendi muito bem a tua pergunta, mas dar uma olhada nos meus posts de JSF: http://blog.camilolopes.com.br/category/jsf/.

Bem lembrado esdras_63.
:smiley:

Criado 16 de março de 2012
Ultima resposta 17 de mar. de 2012
Respostas 3
Participantes 4