Bom dia pessoal!
Estou utilizando o atributo readonly para um campo selectBooleanCheckbox de uma dataTable conforme código anexo, a questão é que apesar de estar setado “somente leitura” o usuário ainda pode alterar a marca de conferido na checkbox (mesmo não alterando realmente o valor da mesma). Acredito que tenha uma maneira de evitar que o usuário possa alterar (visualmente) a checkbox. Alguém que já tenha feito isso pode dar uma luz???
<h:column>
<f:facet name="header">
<h:outputText value="Motorista"/>
</f:facet>
<h:selectBooleanCheckbox value="#{item.motorista}" readonly="true"/>
</h:column>
Desde já agradeço!
[quote=SanjuanRJ]Já tentou isso?
disabled = true[/quote]
Obrigado SanjuanRJ! Era exatamente isso!
Mas… sem querer me aproveitar de sua boa vontade, se fosse para aparecer a checkbox somente se ela estiver com valor true, como eu poderia fazer? Saberia me informar?
Mais uma vez obrigado!
Tem a opção rendered=true ou false…
[quote=SanjuanRJ]Tem a opção rendered=true ou false…
[/quote]
Entendo. Mas utilizando o rendered a coluna em todas as linhas vai renderizar ou não, correto? Ou preciso fazer linha a linha. Tipo, se o valor da variável for true aparece a checkbox, mas se for false apenas a checkbox daquela linha não aparece. Tem idéia de como fazer?
Você usa o rendered apenas no componente checkbox.
Você deve ter alguma propriedade no seu bean que indica se ele é true ou false, e nesse caso a condição vai ser analisada a cada linha.
[quote=rogeriuslima]Você usa o rendered apenas no componente checkbox.
Você deve ter alguma propriedade no seu bean que indica se ele é true ou false, e nesse caso a condição vai ser analisada a cada linha.[/quote]
Olá rogeriuslima! Eu fiz como você está indicando. Mas quando uma nova linha é inserida, se o componente do meu bean indicar false, todas as outras linhas também ficam vazias. Então se uma próxima linha receber true (da propriedade em meu bean) todas as linhas voltam a ficar visíveis. O rendered não atua somente na linha que está sendo inserida…
Segue o cód.:
<h:column>
<f:facet name="header">
<h:outputText value="Motorista"/>
</f:facet>
<h:selectBooleanCheckbox value="#{item.motorista}" rendered="#{lancarPonto.renderedMoto}" disabled="true"/>
</h:column>
Alguém teria uma solução para esse problema???
Obrigado!
Aparentemente está tudo ok, vc vai ter q postar mais do q isso para te ajudar.
Posta o managed bean tb…
flw