Olá, pessoal!!!
JSF / Richfaces 3.3.3
Estou tentando montar um modalPanel que sirva tanto para adicionar, editar e visualizar detalhes de objetos.
Até aí tudo bem, modalPanel feito, blzinha. O problema é que alguns campos possuem características particulares.
Por exemplo: campo ID: eu não o exibo na inserção, e só exibo (em modo bloqueado) na edição e na visualização de detalhes;
Campo nome: eu só permito que o usuário preencha na inserção, como obrigatório. Devo exibi-lo (em modo bloqueado) na edição e na visualização de detalhes;
Campo observações: eu permito que o usuário preencha na inserção, opcional. Na edição, deve ser obrigatório.
Estou fazendo o controle de exibição, obrigatoriedade e bloqueio através dos atributos ‘required’, ‘rendered’ e ‘disabled’, com métodos específicos para cada campo. Como eu sei em que fase está (inserção, atualização, detalhes), então eu sei como cada campo deve se comportar.
Porém, queria fazer esse controle dinamicamente, tendo 3 métodos genéricos: isRequired, isRendered e isDisabled. Mas eu não consegui até o momento obter, na chamada desse método, qual campo que chamou.
Minhas tentativas até agora foram no sentido de tentar passar algum parâmetro, flag ou coisa do tipo que identificasse, no momento da chamada do método, quem chamou. Assim, eu conseguiria mapear os comportamentos em um eventual XML e fazer a consulta se naquele momento aquele determinado campo é obrigatório, visível e/ou bloqueado para edição.
Alguém já passou por isso, tem alguma proposta de solução???
Valeu!!!