JSF + Customizando componentes visuais!

6 respostas
J

Dae galera… eu estou pesquisando sobre alguns frameworks para implantar aqui na empresa… e o JSF me pareceu uma boa pedida…
Aqui na empresa temos um designer, programadores etc… eles sempre entregam as telas para a gente…, eu vendo por exemplo o Richfaces, achei muito interessante e produtivo… , o que eu queria saber é se dar para customizar eles… por exemplo… o Richfaces tem um componente de tabela que tem a parte de navegação etc… se eu quiser ao invés do link first colocar uma imagem tipo uma seta no lugar do first. tem como?
Tem como mudar as cores dos componentes… tamanho etc?? Fico um pouco com medo de adotar um framework e meu gerente pedir para fazer uma tabela de determinada maneira e o componente não me permitir fazer isso!!
Agradeço a ajuda!

6 Respostas

Javabuntu

jovijesc:
Dae galera… eu estou pesquisando sobre alguns frameworks para implantar aqui na empresa… e o JSF me pareceu uma boa pedida…
Aqui na empresa temos um designer, programadores etc… eles sempre entregam as telas para a gente…, eu vendo por exemplo o Richfaces, achei muito interessante e produtivo… , o que eu queria saber é se dar para customizar eles… por exemplo… o Richfaces tem um componente de tabela que tem a parte de navegação etc… se eu quiser ao invés do link first colocar uma imagem tipo uma seta no lugar do first. tem como?
Tem como mudar as cores dos componentes… tamanho etc?? Fico um pouco com medo de adotar um framework e meu gerente pedir para fazer uma tabela de determinada maneira e o componente não me permitir fazer isso!!
Agradeço a ajuda!

cara o RichFaces é open source… pra mudar efetivamente o visual dos componentes você teria que baixar o código fonte dele, alterar e empacotar novamente o jar… jeito tem…

J

Humm… estranho… dae se eu quiser por exemplo dois calendários com cores diferentes?? Isso quer dizer também que os sistemas sairão tudo parecidos… pois desse jeito quem conhece os componentes já vão saber que foi feito utilizando RichFaces, IceFaces etc…
O que vcs fazem quando o visual já vem pronto? Como é a integração do html do designer com esses componentes?
Abraço!

N

Olá !

Bom respondendo diretamente a sua pergunta, veja (5.9. Skinnability) no tutorial abaixo:

http://www.jboss.org/file-access/default/members/jbossrichfaces/freezone/docs/devguide/en/html/ArchitectureOverview.html

Ou seja, o RichFace é totalmente customizável e é uma excelente opção.

Além disso vc pode criar um componente seu utilizando JSF1.2 do jeito que vc quiser e utilizá-lo em conjunto com o RichFaces.

Sobre o RichFace mais mastigado, recomendo a leitura de alguns artigos escritos pela Yara Senger (instrutora da Global Code) que estão nas últimas edições da Java Magazine.

Vc já ouviu falar do JBoss Seam ? AndroMDA ? Acredito que são coisas que vc deveria ler antes de escolher qual o framework deve ser utilizado para fazer a camada de view.

Após ter escolhida o framework, faça um protótipo com vários componentes…cheio de frufu…etc…e peça a aprovação do seu gerente…ai vc pode torná-lo oficial na sua empresa.

Flow… = )

J

Cara… valeu mesmo… vou dar uma olhada no JBoss Seam!! Só que se o JSF for escolhido, vou ter que aprender ele e aprender o JBossSeam… dae acho que fica por enquanto meio puxado… ainda mais com a falta de tempo… TrabalhoFaculdadeetc… etc…
Mas vou avaliar…
Abraço!

Javabuntu

jovijesc:
Cara… valeu mesmo… vou dar uma olhada no JBoss Seam!! Só que se o JSF for escolhido, vou ter que aprender ele e aprender o JBossSeam… dae acho que fica por enquanto meio puxado… ainda mais com a falta de tempo… TrabalhoFaculdadeetc… etc…
Mas vou avaliar…
Abraço!

agora o RichFaces em si, já vem com umas ± 5 cores dos componentes, pelo menos cores vc não precisará se preocupar…agora se mudar estrutura mesmo do componente, como adicionar um outro ícone…trocar algo…ai foi como falei acima.

J

Aham… dae agora vou fazer uns exemplos com JSF e Rickfaces… agora sim as dúvidas virão!! hehe…
Abraço!!

Criado 14 de abril de 2008
Ultima resposta 14 de abr. de 2008
Respostas 6
Participantes 3