JSF data atual sem precisar de um bean, é possível ?[GAMBIARRADO/ RESOLVIDO]

Bom pessoal, sou novato com JSF.

E gostaria de fazer algo simples: em um template eu colocar a data atual (no formato dia, mês por extenso e ano) sem precisar que essa data seja criada em um bean.
Por exemplo, pq não consigo fazer isso:

<h:inputText id=“dataAtual” value="#{new Date()}">
<f:converter converterId=“javax.faces.DateTime”/>
</h:inputText>

Obrigado desde já pela atenção.

Da uma olhada no link

basicamente

<%@taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/fmt" prefix="f"%>

<f:formatDate value="<%= new Date()%>" type="date" />dd/mm/aaaa
<f:formatDate value="<%= new Date()%>" type="time" />

<f:formatDate value="<%= new Date()%>" type="both" /> data e hora

creditos à marcos.junqueira

Abraço

[quote=zz]Bom pessoal, sou novato com JSF.

E gostaria de fazer algo simples: em um template eu colocar a data atual (no formato dia, mês por extenso e ano) sem precisar que essa data seja criada em um bean.
Por exemplo, pq não consigo fazer isso:

<h:inputText id=“dataAtual” value="#{new Date()}">
<f:converter converterId=“javax.faces.DateTime”/>
</h:inputText>

Obrigado desde já pela atenção.[/quote]
Ta certo que vc queira um campo para mostrar data sem bean mas eu não intendi porque está usando input? se está usando input você precisara de um bean que guarde esse valor.

Na verdade resolvi meu problema utilizando <h:outputText value="#{session.lastAccessedTime}"> e formatando ao meu modo.
Não podia ficar perdendo mto tempo com isso.

Eu já tinha tentado utilizar as taglibs para escrever a data, porém recebia uma mensagem de erro alertando que a tag “<” não é reconhecida. (<%= new Date()%>). Ai resolvi partir p/ a solução acima que me atendeu.

Sobre o “input” utilizado no post anterior, era somente um exemplo q redigi na hora com pressa, não há realmente a necessidade de utiliza-lo.

Mas obrigado pela ajuda e quem quiser sugerir a forma correta de escrever a data atual, sinta-se livre para deixar registrado p/ outros que possuem o mesmo problema.

Procurei e achei duas maneiras: uma é essa que você utilizou, outra é utilizando faces-config.

<managed-bean>
    <managed-bean-name>currentDate</managed-bean-name>
    <managed-bean-class>java.util.Date</managed-bean-class>
    <managed-bean-scope>request</managed-bean-scope>
</managed-bean>

Ai no JSF é só utilizar #{currentDate}

[quote=ErickRAR]Procurei e achei duas maneiras: uma é essa que você utilizou, outra é utilizando faces-config.

<managed-bean>
    <managed-bean-name>currentDate</managed-bean-name>
    <managed-bean-class>java.util.Date</managed-bean-class>
    <managed-bean-scope>request</managed-bean-scope>
</managed-bean>

Ai no JSF é só utilizar #{currentDate}

[/quote]

Pois é, tentei essa alternativa ai tb, mas tb não deu certo. Não sei se com o “seam” as coisas são diferentes.