JSF: DataTable mudando a ordem

Galera Boa tarde,

estou com um problema e gostaria de saber se existe algo no JSF que eu não tenha q cair em matemática rs

tenho uma lista que retorna 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8…28

eu fiz um DataTable dividido em 7 colunas e 4 linhas: mas ele mostra na sequencia e eu gostaria de mostrar assim:

1 5
2 6
3 7
4 8 e assim vai até o 28

será que não tem um atributo para isso no dataTable? ou vou ter que ajeitar isso antes no metódo de listar?

:smiley:

Cara,

é um negócio não muito trivial. E não dá pra eu fazer a resposta pra você (ia tomar bastante do meu tempo), mas vou dar algumas sugestões:

Você pode usar tags do Tomahawk? Se sim, beleza, pois uma das tags é a t:dataList, que pode renderizar uma lista sem colocá-los em um table. A idéia é que você coloque os elementos de uma coluna dentro de um div, cujo estilo possui “float: left”: assim haveria várias colunas ao lado da outra.

Resolvido o problema de como formatar coluna, é hora de quebrar as colunas. Uma alternativa é usar c:if e dizer que a tag div só será impressa quando um certo limite for atingido (por exemplo, se: item % 4 == 0 && item != 0), mas como é tag JSP e não JSF, não sei se funcionaria. Outra alternativa é colocar dois dataList aninhados, o dataList “outer” retornaria, para cada iteração, uma lista contendo apanas os elementos da coluna atual, aí dentro dela haveria o abre-div, o dataList “inner” e o fecha-div; e o dataList “inner” iteraria cada elemento da coluna. Nesse caso o managed bean precisa ser alterado.

Bom, espero ter ajudado.

rssss :lol:

entendo que a minha pergunta é um pouco fora do comum rss

mas valew pela ajuda, só queria saber se tinha algo fácil para resolver isso, testei um lance de orientação mas não foi :frowning:

vou ver algo na matemática para me ajudar, obrigado!