Galera Boa tarde,
estou com um problema e gostaria de saber se existe algo no JSF que eu não tenha q cair em matemática rs
tenho uma lista que retorna 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8…28
eu fiz um DataTable dividido em 7 colunas e 4 linhas: mas ele mostra na sequencia e eu gostaria de mostrar assim:
1 5
2 6
3 7
4 8 e assim vai até o 28
será que não tem um atributo para isso no dataTable? ou vou ter que ajeitar isso antes no metódo de listar?

Cara,
é um negócio não muito trivial. E não dá pra eu fazer a resposta pra você (ia tomar bastante do meu tempo), mas vou dar algumas sugestões:
Você pode usar tags do Tomahawk? Se sim, beleza, pois uma das tags é a t:dataList, que pode renderizar uma lista sem colocá-los em um table. A idéia é que você coloque os elementos de uma coluna dentro de um div, cujo estilo possui “float: left”: assim haveria várias colunas ao lado da outra.
Resolvido o problema de como formatar coluna, é hora de quebrar as colunas. Uma alternativa é usar c:if e dizer que a tag div só será impressa quando um certo limite for atingido (por exemplo, se: item % 4 == 0 && item != 0), mas como é tag JSP e não JSF, não sei se funcionaria. Outra alternativa é colocar dois dataList aninhados, o dataList “outer” retornaria, para cada iteração, uma lista contendo apanas os elementos da coluna atual, aí dentro dela haveria o abre-div, o dataList “inner” e o fecha-div; e o dataList “inner” iteraria cada elemento da coluna. Nesse caso o managed bean precisa ser alterado.
Bom, espero ter ajudado.
rssss :lol:
entendo que a minha pergunta é um pouco fora do comum rss
mas valew pela ajuda, só queria saber se tinha algo fácil para resolver isso, testei um lance de orientação mas não foi 
vou ver algo na matemática para me ajudar, obrigado!