Jsf / datatable

Será que ninguém aqui tem um exemplo (QUE FUNCIONA!) de um Datatable usando um Bean? Todos as dicas que encontrei na WEB até agora estão com problema pois quando se referencia ao elemento do array a página dá um grande erro do tipo: “NAO CONSIGO ACESSAR O ELEMENTO DO ARRAY ESPECIFICADO…”!

Sera que o JSF tem um GRANDE BUG e ninguém quer admitir isso???

Espero que alguém possa me ajudar.

Amarildo.

[quote=lopesamf]Será que ninguém aqui tem um exemplo (QUE FUNCIONA!) de um Datatable usando um Bean? Todos as dicas que encontrei na WEB até agora estão com problema pois quando se referencia ao elemento do array a página dá um grande erro do tipo: “NAO CONSIGO ACESSAR O ELEMENTO DO ARRAY ESPECIFICADO…”!

Sera que o JSF tem um GRANDE BUG e ninguém quer admitir isso???

Espero que alguém possa me ajudar.

Amarildo.

[/quote]
Uso DataTable bastante e nunca tive problemas, ach oque você não esta entendendo os exemplos, ou então explique melhor o seu problema.
segue um exemplo de como uso (estou escrevendo aqui direto no GUJ, então pode conter erros).

TO que sera mostrado na página:

public class Usuario{ private String nome; private String email; public String getNome(){ return nome; } public String getEmail(){ return email; } public Usuario(String nome, String email){ this.nome=nome; this.email=email; } }

Managed Bean de nome teste, precisa ser registrado no faces-config.xml

public class TesteManaged{
public List<Usuario> getUsuarios(){
ArrayList<Usuario> us = new ArrayList<Usuarios>();
us.add(new Usuario("rodrigo","noEmail"));
us.add(new Usuario("Urubatan","noEmailTambem"));
return us;
}
}

JSP (tem que adicionar as taglibs, vou colocar só o código da datatable)

<h:dataTable var="u" value="#{teste.usuarios}">
<h:column>
<h:outputText value="#{u.nome}"/>
</h:column>
<h:column>
<h:outputText value="#{u.email}"/>
</h:column>
</h:dataTable>

Prontinho :smiley:

MUUUUUITO obrigado pela resposta.
Até que enfim alguém me deu uma luz…acho que eu estava bobeando em algum ponto…

Valeu! - Vou postar um outro código no forum que é um pouco diferente mas é muito legal também!!!

[]s,

Amarildo.

Cara eu tenho uma duvida, em todos os exemplos ele preenche o datatable com os dados de um objeto. Mas como faço para preencher o datatable com o retorno de uma SQL ? Por exemplo a minha consulta ao banco retorna um List com as colunas “valorminino” e “empresas”, como faço para mostrar essas colunas no datatable ?