desenvolvi uma página em JSP (http://localhost:8080/metamti/faces/index.jsp) a qual solicita ao usuário o login e senha. Após clicar em um h:commandButton é direcionado para outra página (welcome.jsp).
Seguinte, se alguém vai se logar, é interessante deixá-lo na sessão para que se o indivíduo tentar acessar suas páginas diretamente, vc tem como verificar se o usuário já está logado!
Um exemplo tosco:
publicclassUsuario{privateStringlogin;privateStringsenha;//getters e setters}
Acho a ideia de coloca o usuario na sessão boa, mas acho que o teste deve ser feito no managedBean, no método do clique do botão, e não na página.
Márcio
afamorim
Ou ate mesmo num filtro que ja valide todas as paginas verificando se o mesmo esta logado para poder trafegar naquelas páginas.
Asim você ganha o poder de determinar quais paginas serã alcançadas por esse filtro.
como se as da raizes fossem livres e as de /admin obrigasse o sujeito estar logado.
felipeguerra
afamorim:
Ou ate mesmo num filtro que ja valide todas as paginas verificando se o mesmo esta logado para poder trafegar naquelas páginas.
Asim você ganha o poder de determinar quais paginas serã alcançadas por esse filtro.
como se as da raizes fossem livres e as de /admin obrigasse o sujeito estar logado.
É verdade, eu já tenho um filter que não permite acessar outra extensão que não seja .jsf, daria para agregar outro método.
Marky.Vasconcelos
afamorim:
Cara eu tava pensando nessa ideia para não deixar os usuarios acessarem paginas que não são do seu nivel (admin, user,etc)
Tem como dar um exemplo?
F
fanama
Pessoal;
Obrigado pelas respostas, mas perdoando minha ignorância, poderiam dar algum exemplo mais prático. Um pedaço do código me auxiliaria. Estou começando a programar Java, iniciante mesmo, o que fiz até o momento foi lendo porisso de minha dificuldade em assimilar alguns conceitos e termos!
Mais uma vez agradeço!
Marco A.
Leozin
por que tu não utiliza segurança? security-constraint e afins?