JSF - dúvida com SESSION

4 respostas
J

Galera estou começando com JSF.

a aplicação é o seguinte: tem várias telas, que quando usuario logar vai carregar em branco se for a primeria vez, ou se ja tiver gravado algo, carregará os valores já guardados no banco.

Porém pela regra de negócio tenho umas 20 classes (pessoa, carta tipo A, carta tipo B)…varios objetos…

minha dúvida é:

devido após logar a pessoa poder transitar nas várias telas, e os dados já tem que estar carregados do banco, e caso ela preencha e mude de tela, quando voltar os dados ainda precisam estar lá, eu preciso então colocar essas 20 classes como SESSION :?: ou eu crio um outro Backing Bean de sessão e NELE eu coloco uma propriedade dessas 20 classes, tipo BackingBean1 e dentro Pessoa a = new Pessoa();

coloco sempre o Pessoa como sessão, ou se colocar o BackingBean1 já serve :?:
complementando, essas 20 classes representam os formulários disponiveis, e a pessoa pode navegar entre varios sem perder os valores…

No caso um Bean declarado como SESSION, eu ainda dentro do código preciso fazer algo assim:

HttpSession session = (HttpSession) facesContext .getExternalContext().getSession(false);

ou isso não é necessário, o JSF já me traz isso :?:

valeu a todos :!:

4 Respostas

henrique.lima

Ola JavaTux, você não precisa acessar a session diretamente para obter este tipo de resultado. Basta que você tenha um backing bean com scope = session onde a classe que você precisa manter durante o wizard esteja dentro dele. Por exemplo:

Considere a seguinte classe que você precisa manter durante o wizard:

public class Pessoa {

private String nome;
    private String email;

// metodos setters e getters

}

E o backing bean:

public class MyWonderfulBackingBean {

private Pessoa pessoa;

// metodos setters e getters

}

Todo o valor setado no objeto pessoa ficará disponível através do backing bean enquanto a sessão estiver viva.

Para passar os valores para o formulário utilize o código abaixo: