JSF: Dúvida conceitual

4 respostas
C

Pessoal,

Sou novato em JSF e estou com uma dúvida bem simples:

Tenho uma aplicação que terá páginas que só podem ser vistas por usuários logados e outras páginas livres para todos os usuários.

Eu pensei em criar um filter que verificasse se o usuário tem permissão para acessar a página que ele solicitou ou não.

Minha dúvida é: É com filter mesmo, que vocês fazem este tipo de verificação antes de se abrir uma página ou há uma forma mais elegante de se fazer isso com JSF?

Valew pessoal,

Claudiney

4 Respostas

nicholas.bittencourt

Cara… Acho que a sua duvida nem é com JSF mas sim com o controle de acesso da aplicação.

No web.xml você pode definir a estrutura dos seus diretorios e qual o nivel de segurança de cada um deles. Se quiser mais informaçõe, dá uma olhada nesse link da BEA… Ele fala muito sobre o Weblogic Server mas muita coisa é genérica em Java e pode ser usada o App Server que você adotar.

G

Aqui no guj tb tem um ótimo tutorial sobre JAAS

[]'s
Geraldo

C

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas. Mas vejam que o caso da segurança é apenas um exemplo para o que eu quero.

Pois, quando eu trabalha com o struts eu fazia as validações e processamentos que queria na action antes de disponbilizar o JSP para o usuário.

Agora com JSF eu queria saber como fazer isso? Ou se há outra forma de se fazer este processamentos.

Logo, a minha dúvida é mesmo com JSF.

C

Olá pessoal,

Eu sei que aqui no forum tem vários programadores JSF. E com certeza alguém já fez algo parecido.

Como vocês fizeram? É com Filter mesmo?

Valew!!!

Claudiney

Criado 14 de junho de 2007
Ultima resposta 14 de jun. de 2007
Respostas 4
Participantes 3