JSF - dúvida em junção de escopos

Galera…
Estou com uma dúvida aqui, na realidade eu trabalho erroneamente com o jsf e acredito que não seja só eu…

Um amigo meu trabalha em uma empresa onde que para a mesma tela se utiliza múltiplos escopos de bean…
Por exemplo…

Session scope para guardar ids, request scope para fazer procedimentos como salvar alguem…
etc…

Aparentemente eles utilizam algum mecanismo de junção entre os mesmos… fora o xhml claro…

Não conheço muito esta abstração…

Normalmente quando vc está aprendendo o mais fácil a principio é jogar tudo no mesmo bean e boas…
Já tenho quase 1 ano de experiencia e ainda sinto que tem coisa errada…

Minha dúvida é a seguinte…

Alguém ai trabalha com algo deste tipo?

Não sei se a minha exemplificação ficou clara mas foi mais o menos isso que eu entendi com a esplanada deste meu amigo…

Se alguém trabalha ou já trabalhou com algo deste tipo poderia fornecer um exemplo ou algum material para me esclarecer isso?
Ou ate mesmo se alguém sabe algum jeito melhor e correto da utilização destes escopos poderia me explicar?

Desde já agradeço…
Att :slight_smile:

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Ter como tem, agora isso é uma péssima prática.

É possível injetar ManagedBean ou então acessar um outro ManagedBean através do FacesContext.

Na boa? Agora não vejo o por que o sistema do seu amigo lá usar essa mistura toda… O.o

HAERHEHEA

Concordo Hebert…

A esplanada foi muito simples…
até agora não entendi direito…

Por isso mesmo fiz o post, para tentar entender…
Além de tentar melhorar o jeito com que programo pq aqui nos projetos em que eu atuo não se tem um arquiteto presente…

Logoooooo, sai daquele jeito!!!
Utilizamos indiscriminadamente o session scope para manter listas etc…

Gostaria realmente de aprender a utilizar os escopos adequadamente…
Não so na gambi
AEHEHEH

Não deixa de funcionar masssssssss…

Att ;]

Aqui fala um cadin de como utilizar melhor os escopos: JSF Mini Livro - Dicas, conceitos e boas práticas.

E daqui um mês no máximo eu posso indicar um livro de JSF que sairá na casa do código e tals… 8)

Mas na boa… Resumindo o sistema do seu amigo… #Tenso :shock:

EHAEHAHE

Combinado…
Vou dar uma lida…

Quando eu ver certinho como que é esquema dou um retorno…

Abraços!

E ai renanjp, não sei se você já leu algum livro de JSF, mas essa é a melhor maneira de aprender as boas práticas da tecnologia.

Tem o livro Core Java Server Faces, 3º edição, já li esse livro, ele é muito bom. E na editora casa do código tem um livro do Gilliard Cordeiro, que pretendo comprar ainda essa semana, aborda JSF 2.2 e JPA 2.0. Parece ser muito bom da dicas de boas práticas e aumento de desempenho em ambas tecnologias.

Da uma conferida no sumário:
https://s3.amazonaws.com/casadocodigo/jsf-jpa/sumario.pdf

Obrigado dougas :smiley:

Achei interessante este livro…
Já li alguns mais infelizmente não traziam uma representação complexa como a que encontramos no dia a dia.
Gostei da sua sugestão principalmente pelo capitulo “Desenvolvendo a Fluência” ----

Vou dar uma olhada…
Agradeço novamente!! ;]

[quote=renanjp]Obrigado dougas :smiley:

Achei interessante este livro…
Já li alguns mais infelizmente não traziam uma representação complexa como a que encontramos no dia a dia.
Gostei da sua sugestão principalmente pelo capitulo “Desenvolvendo a Fluência” ----

Vou dar uma olhada…
Agradeço novamente!! ;][/quote]Esse livro é muito bom. [=

Eu o li e indico para todo mundo também. =D

Eu já havia lido o Core Java Server Faces, e estava lendo o Pro JPA 2 - Mastering the Java Persistence API, que me foram recomendados pelo grande Hebert Coelho, são ótimos livros, mas tenho uma certa dificuldade com o inglês que estou melhorando com o tempo, e sábado adquiri o livro do Gilliard Cordeiro da casa do código, e não me arrependo, o livro é ótimo, com uma excelente didática e dicas importantes sobre a correta utilização e integração entre JPA e JSF.

Ai para se aprofundar mesmo no assunto é ler os capítulos avançados dos livros Core JSF, e Pro JPA 2, já citados acima.