Olá…
A minha dúvida é a seguinte:
Estou desenvolvento uma aplicação com jsf 1.2 e richfaces e criei uma classe que implementa PhaseListener para carregar as listas que preenchem as tabelas e os selectItens da pagina. Já consegui registrar a minha classe no faces-config-xml e funcionou certinho. O problema é que pra todas as paginas que chamar ele passa nos metodos da classe, e eu queria saber se tem um jeito de saber qual pagina está sendo requisitada pra eu so carregar as listas daquela pagina.
Me desculpem se não expliquei direito, é que esse é minha primeira mensagem. Desde já agradeço.
JSF: DÚVIDA SOBRE PhaseListener
7 Respostas
Oi ireny…
vc pode declarar as paginas que vc queria que o Listener faça o preenchimento das tabelas
public class SuaClasse implements PhaseListener {
private String pagina = "caminho/pagina.jsp";
e criar um metodo de verificação, resgatando a pagina que esta na requisição e comparar com a pagina que vc declarou que quer que carrega as tabelas
(..)
public void afterPhase(PhaseEvent event) {
FacesContext ctx = event.getFacesContext();
String paginaDestino = ctx.getViewRoot().getViewId();
if(paginaDestino.equals(pagina)){
//faz o que vc quer...
}
}
(..)
mais ou menos assim,
Entendi direito? vê se da pra ajudar vc a ter uma idéia daí…
Então neno…
O que eu queria era isso mesmo (uma forma de saber qual pagina esta sendo requisitada) acho que isso que vc falou resolve. Vou tentar fazer aqui. Depois te falo se funcionou. Obrigada!
Show ^^
neno…
Em qual das fases eu deveria carregar as listas? vc tem algum material que explica as fases pra me indicar ?
Obrigada!
PS: Aquilo que vc falou funcionou.
Fico feliz em ter ajudado. 
Bom… euy nunca utilizei phaselistener pra carregar dados como vc quer, somente utilizei para autenticar usuário…
eu verifico na fase PhaseId.RESTORE_VIEW, que é a primeira fase que é chamada…
Aqui tem um material legal,
http://www.edsongoncalves.com.br/tag/netbeans/
a pagina é grande, vem explicando as fases mais ou menos na metade da página 
neno…
o que vc faz pra carregar as listas entao?
Eu tava chamando um servlet que eu adicionei na minha aplicação e atualizava os dados e depois chamava as paginas, so que eu num gostei muito de ter q fazer assim.Como vc faz?Obrigada!
alguem sabe uma forma de chamar uma tela que tem uma tabela, mas com a lista que vai popular a tabela já preenchida?
alguem sabe como fazer pela classe PhaseListener?
Obrigada!