Bom , acho que quem desenvolveu com JSF já percebeu quem voce nao consegue guardar uma URL em um bookmark… mas eh cheio dos javascript…
Alguem aqui connhece alguma criar url amigaveis em JSF sem fazer isso usando um “servlet” ?
Bom , acho que quem desenvolveu com JSF já percebeu quem voce nao consegue guardar uma URL em um bookmark… mas eh cheio dos javascript…
Alguem aqui connhece alguma criar url amigaveis em JSF sem fazer isso usando um “servlet” ?
só uma pergunta
você quer chamar alguma action ou actionListener quando você clicar nesse link? Ou somente quer que esse link feito com as tags do JSF te redirecione para uma (outra) página JSF?
EDIT:
bom vamos supor que você não queira chamar nenhuma action/actionListener
vamos imaginar essa seguinte estrutura de diretórios:
index.jspx
compras\minhasCompras.jspx
WEB-INF\ blablabla
no web.xml está configurado o teu faces servlet pra /faces/*
e há uma action no teu faces-config.xml que vai da index.jspx pra compras\minhasCompras.jspx beleza? a action é um “success” 
vamos lá:
A primeira forma é: usando o h:commandLink certo?
no teu index.jspx:
<h:commandLink action="success" value="Meu carrinho de compras" />
O resulto na verdade é uma chamada javascript (como você mesmo disse), tanto é que você quando coloca o cursor do mouse em cima do link aparece
http://meuEndereco:minhaPorta/faces/index.jspx#
uma das formas é fazer o seguinte:
<h:outputLink value="compras/minhasCompras.jspx">
<h:outputText value="Meu carrinho de compras" />
</h:outputLink>
Dessa forma, quando tu passa o cursor do mouse em cima vai aparecer
http://meuEndereco:minhaPorta/faces/compras/minhasCompras.jspx
Ou seja: Vai manter o contexto do JSF
Ah, claro, caso tu tenha mudado pra *.jsf ou afins, tu muda no link também 
Pra ficar um negócio mais bonito, tu pode botar no teu resources (message bundle) uma coisa mais padronizada ou melhor dizendo, que segue boas práticas, tal como:
[list]url_para_carrinho=/faces/compras/minhasCompras.jspx[/list]
<h:outputLink value="#{minhaMsgResource['url_para_carrinho']}">
<h:outputText value="Meu carrinho de compras" />
</h:outputLink>
só uma perguntavocê quer chamar alguma action ou actionListener quando você clicar nesse link? Ou somente quer que esse link feito com as tags do JSF te redirecione para uma (outra) página JSF?
ex: tenho um link (feito com outputlink) que aponta para uma noticia…
ao clicar… eu sou enviado para esta pagina de noticia… MAS nao consigo adicionar ela ao bookmark… pois a url fica a mesma da pagina Inicial…
esse eh o problema 
Putz, olha, veja o post anterior então porque eu, daquela maneira que fiz alí deu certo aqui, direcionou certinho e tal…
Essa página de notícia não está na tua aplicação?
EDIT:
agora que ví aqui na minha que o jsessionid ficou no bookmark também huahuahua
e quando eu utilizar commandLink ? que chama um action… como fazer ?
e quando eu utilizar commandLink ? que chama um action… como fazer ?
Hmmm aí é um pouco mais complicado, porque assim, uma “action” não é algo comum na web concorda? Action é basicamente uma associação valor-chave que somente o faces usa (tá, o struts tem o seu action também), então não teria como tu fazer uma bookmark
mas me responda uma coisa: Você quer adicionar o valor do link numa bookmark ou você quer adicionar a página que ele abre na bookmark?
Melhor dizendo: Imaginando o exemplo que eu te passei anteriormente, você quer que o valor do outputLink vá pra bookmark ou você quer que, depois que você clicou no link (que vai te direcionar para a página em questão) apareça lá pra add no bookmarks?
Malz, post duplo =/
Tenho esta mesma dúvida.
Fiz um site em jsf, é uma aplicação aberta. Ainda está em desenvolvimento.
A questão é que terá uma seção de classificados. Nesta seção existe uma busca com filtros, o usuário pode fazer essa busca, colocando por exemplo, valor inicial, valor final, marca, após clicar em buscar, a página preenche um rich:dataGrid com os valores. Eu quero por exemplo detalhar um dos itens desta busca. Após detalhar, eu quero recomendar este item específico. A questão é como fazer para enviar o link (recomendar o link) e quando um outro usuário acessar abrir direto neste ítem? Detalhe a busca não precisa ser recuperada, sómente a deste ítem específico.
Como fazer isso? Alguma recomendação? Obrigado.
Framework PrettyFaces = Solução para URL amigável em JSF