JSF e beans

No concurso da UFBA realizado no último domingo, caiu uma questão de certo/errado, com a seguinte afirmação:

“O JSF usa os beans para realizar a separação entre a camada de apresentação e a camada de negócio.”

O que está errado nessa afirmação?

Eu acho que é pq o JSF utiliza ManagedBeans.

Eu acho que um bean seria uma classe normal.

Eu diria que o jsf utiliza o bean para que vc tenha o controle
da apresentação utilizando componentes java mesmo.
Ex: a ação de um botão em sua página é associada a um
método no seu bean.

A pergunta era aberta eu fechada? PQ essa pergunta foi bem macabra viu.

É, no meu entender a apresentação em si não é um bean (é JSP, HTML etc.), mas a camada de negócios e a interação entre as duas camadas pode ser feita com beans (ainda que sejam ManagedBeans), correto?

A pergunta era fechada, certo ou errado.

[quote=rodrigorgs]É, no meu entender a apresentação em si não é um bean (é JSP, HTML etc.), mas a camada de negócios e a interação entre as duas camadas pode ser feita com beans (ainda que sejam ManagedBeans), correto?[/quote]Cara, esse assunto é muuuuito complexo.
Bean poderia ser considerado quem segue o padrão JavaBeans.

Tem pessoas que consideram xhtml+managedBean (ou jsp+servlet) como a view (eu por exemplo sou adepto a essa linha de raciocínio).
Tem gente que já considera o managedBean (ou servlet) como controller (eu não gosto).

Entendi… Você tem alguma referência (artigo, post em blog etc.) sobre esses pontos de vista?

Cara, eu li isso se não me engano no livro de JSF Core 3, e no livro do Use a Cabeça Sevlet.

Eu sei que foi em um livro mas não me lembro qual. Sorry. =/

Muito obrigado! Vou dar uma olhada.

Curiosamente, a questão parece ter sido tirada do livro Core JavaServer Faces, no início do capítulo 2:

Quem lançou o gabarito deve ter se atrapalhado.

[quote=rodrigorgs]Curiosamente, a questão parece ter sido tirada do livro Core JavaServer Faces, no início do capítulo 2:

Quem lançou o gabarito deve ter se atrapalhado.[/quote]Pois é, mas pode ter alguma outra fonte que fale o contrário. Essas questões são um coco mesmo. -_-’’