JSF e beans

11 respostas
rodrigorgs

No concurso da UFBA realizado no último domingo, caiu uma questão de certo/errado, com a seguinte afirmação:

“O JSF usa os beans para realizar a separação entre a camada de apresentação e a camada de negócio.”

O que está errado nessa afirmação?

11 Respostas

Hebert_Coelho

Eu acho que é pq o JSF utiliza ManagedBeans.

Eu acho que um bean seria uma classe normal.

H

Eu diria que o jsf utiliza o bean para que vc tenha o controle
da apresentação utilizando componentes java mesmo.
Ex: a ação de um botão em sua página é associada a um
método no seu bean.

Hebert_Coelho

A pergunta era aberta eu fechada? PQ essa pergunta foi bem macabra viu.

rodrigorgs

É, no meu entender a apresentação em si não é um bean (é JSP, HTML etc.), mas a camada de negócios e a interação entre as duas camadas pode ser feita com beans (ainda que sejam ManagedBeans), correto?

rodrigorgs

A pergunta era fechada, certo ou errado.

Hebert_Coelho

rodrigorgs:
É, no meu entender a apresentação em si não é um bean (é JSP, HTML etc.), mas a camada de negócios e a interação entre as duas camadas pode ser feita com beans (ainda que sejam ManagedBeans), correto?
Cara, esse assunto é muuuuito complexo.
Bean poderia ser considerado quem segue o padrão JavaBeans.

Tem pessoas que consideram xhtml+managedBean (ou jsp+servlet) como a view (eu por exemplo sou adepto a essa linha de raciocínio).
Tem gente que já considera o managedBean (ou servlet) como controller (eu não gosto).

rodrigorgs

Entendi… Você tem alguma referência (artigo, post em blog etc.) sobre esses pontos de vista?

Hebert_Coelho

Cara, eu li isso se não me engano no livro de JSF Core 3, e no livro do Use a Cabeça Sevlet.

Eu sei que foi em um livro mas não me lembro qual. Sorry. =/

rodrigorgs

Muito obrigado! Vou dar uma olhada.

rodrigorgs

Curiosamente, a questão parece ter sido tirada do livro Core JavaServer Faces, no início do capítulo 2:

Quem lançou o gabarito deve ter se atrapalhado.

Hebert_Coelho

rodrigorgs:
Curiosamente, a questão parece ter sido tirada do livro Core JavaServer Faces, no início do capítulo 2:

Quem lançou o gabarito deve ter se atrapalhado.

Pois é, mas pode ter alguma outra fonte que fale o contrário. Essas questões são um coco mesmo. -_-’’

Criado 25 de abril de 2012
Ultima resposta 25 de abr. de 2012
Respostas 11
Participantes 3