JSF e GWT - Visualization API

Eu possuo um projeto web feito com várias páginas em JSF. Estou usando os gráficos do JFreeChart mas não estou curtindo muito, queria começar a usar os do Google Charts…

Fiz primeiro pelo método básico via POST mas os gráficos que ele pode gerar são muito limitados, além de estáticos.

Comecei a tentar usar o modo via JavaScript mas não consigo fazer com que o JS use as dados para a geração do gráfico, que estão em alguns Beans.

Tive a idéia de usar a Google Web Toolkit (GWT), junto com a Visualization API e integrá-la ao JSF para gerar os gráficos, então encontrei um tal de g4jsf que diz ser uma library de integração entre GWT e JSF, considerado um subprojeto do A4J ( https://ajax4jsf.dev.java.net/nonav/ajax/gwt/gwt-cdk.html ), e no próprio site havia um tutorial mostrando como usá-lo ( http://www.theserverside.com/news/1365076/Integrating-the-Google-Web-Toolkit-with-JSF-using-G4jsf ), mas vi que essa lib e o tutorial já datam 4 anos…
Tentei fazê-lo mas começou a dar um erro de compilação no Eclipse que não consigo resolver logo no primeiro passo, na classe que dá extends na UIComponentELTag , pelo que li é pela diferença da versão do Tomcat (entre outros) minha com a da pessoa que escreveu o tutorial (de quatro anos atrás).

Minha dúvida é:

  • É possível essa integração entre JSF e GWT? Alguém já fez? Eu uso bastante JSF mas nunca usei o GWT…
  • E será mais fácil, ao invés da integração, eu achar um meio de obter os dados do Bean no JavaScript? Alguém sabe como fazer?

Desde já agradeço!! Obrigado pela atenção! No aguardo…

Respondendo sua pergunta acredito que não há uma maneira integrar JSF + GWT

Umas dicas para quem pensa em trabalhar com GWT:

Eu trabalhei durante 6 meses com GWT. Meu conselho é uma linguagem mto boa para aprendizado… A idéia da nuvem para a puclicação dos projetos é ótima… Tu administra a aplicação como se tu tivesse administrando uma conta de email… Mto bom isso. Fora o bando de dados que a Google disponibiliza acho bacana.
Mais se pensa em realizar um grande projeto… Não aconselho… A inumeras limitações !! As principais é acesso a banco.

Da uma lida na documentação da Google. É bem completa e me ajudou mto

Blz! Vlw!

Então, eu dei uma lida, eu vi que tinha muita coisa mesmo, o Google Chart eu consegui usar de boa, e por POST consegui até pegar os dados do Bean. O GWT pareceu legal mesmo… mas se não dá para integrar com o JSF não vou poder usá-lo… mas mais para frente vou dar uma lida para ter um conhecimento melhor da tecnologia, valeu =)

E quanto à conseguir dados do Bean pelo JavaScript, se alguém souber por favor, vai me ajudar bastante. Assim posso usar os Interactive Charts do Google.


Lucas