JSF é o futuro nas empresas?

[quote=Leonardo3001]Alguém falou que o JSF é como o EJB do passado. Não é, talvez o EJB 2.x tivesse alguma burocracia relacionada ao primeiro Struts, por exemplo. Mas o JSF estaria mais relacionado com as primeiras versões do Spring e do Hibernate, ou seja, classes POJO e arquivos grandes de XML.
[/quote]

Nao. Spring e Hibernate nao dependem de interface (ambos foram inclusive facilmente portados para .Net). A pessoa que falou (eu) se referia a depender de ferramenta.

PicoContainter eh Java. Spring eh Java. Hibernate eh Java. EJB 3 eh java. Nenhum deles esta preso a ferramenta de autoria.

Como ja falei hoje o sucesso da forma Rails de ver aplicacoes web soh mostra que JSF (bem como esses milhares de frameworks web que fazem a mesma coisa) eh um caminho antigo.

[quote=pcalcado][quote=Leonardo3001]Alguém falou que o JSF é como o EJB do passado. Não é, talvez o EJB 2.x tivesse alguma burocracia relacionada ao primeiro Struts, por exemplo. Mas o JSF estaria mais relacionado com as primeiras versões do Spring e do Hibernate, ou seja, classes POJO e arquivos grandes de XML.
[/quote]

Nao. Spring e Hibernate nao dependem de interface (ambos foram inclusive facilmente portados para .Net). A pessoa que falou (eu) se referia a depender de ferramenta.
[/quote]

Pô, também não precisa esculachar! Eu sei que Spring e Hibernate não dependem de interface gráfica de usuário, eu queria apenas comparar com o fato de Faces ser POJO e XML, só isso. Com relação a depender de ferramenta, concordo que é muito chato, mas isso é regra pra boa parte dos frameworks Java.

[quote=pcalcado][quote=Leonardo3001]
Alguém falou que JSF foi feito tendo em mente as IDEs com interfaces visuais. Em termos. Na prática, o único jeito de se livrar da IDE é se você andar “nos trilhos”, pois é sempre necessário manter uma validação do seu XML em relação às classes Java, coisa que o javac sozinho não faz. Por isso, com o JSF, depende-se de IDE não porque é JSF, mas porque é Java. E, pessoalmente, não preciso de coisas de arrastar e soltar pra fazer páginas Faces.
[/quote]

PicoContainter eh Java. Spring eh Java. Hibernate eh Java. EJB 3 eh java. Nenhum deles esta preso a ferramenta de autoria.

Como ja falei hoje o sucesso da forma Rails de ver aplicacoes web soh mostra que JSF (bem como esses milhares de frameworks web que fazem a mesma coisa) eh um caminho antigo.[/quote]

Preso a ferramenta de autoria, o Faces não está, mas é preciso ter muita habilidade do desenvolvedor pra se chegar a isso, claro. Mas não sei se para aplicações web, exista framewoks que possa prescindir de ferramentas, porque fazer várias páginas web no braço não é mole.

O Rails é tão bom que é hours-concours. E não tem muito a ver com o tópico.

[quote=pcalcado]
Como ja falei hoje o sucesso da forma Rails de ver aplicacoes web soh mostra que JSF (bem como esses milhares de frameworks web que fazem a mesma coisa) eh um caminho antigo.[/quote]
qual seria esse caminho diferente que está sendo percorrido agora pelo Rails? Seria algo do tipo: é muito simples então faça você mesmo?
Tenho notado que o JSF enfatiza bastante o reuso, mesmo porque é muito difícil ver alguém que consiga criar seu próprio componente. Já no caso do Rails, parece que tem mais gente criando do que reutilizando, pela própria facilidade do desenvolvimento.

Claro que tem. Ele esta definindo o formato do futuro das aplicacoes web, seja qual for.

[quote=bobmoe]
qual seria esse caminho diferente que está sendo percorrido agora pelo Rails? Seria algo do tipo: é muito simples então faça você mesmo?
Tenho notado que o JSF enfatiza bastante o reuso, mesmo porque é muito difícil ver alguém que consiga criar seu próprio componente. Já no caso do Rails, parece que tem mais gente criando do que reutilizando, pela própria facilidade do desenvolvimento.[/quote]

Ahm? Quantos frameworks de persistencia, web ou para qualquer coisa exstem em Java? Quantas implementacoes diferentes de JSF? E Rails eh que tem NIH?

Voce pode embasar sua opiniao em algo para discutirmos? Um exemplo para ter uma ideia do que voce esta falando.

E essa eh a sua desculpa? “Os outros tambem te fazem passar por uma experiencia parecida com auto-castracao usando uma colher enferrujada do sopao da merenda, mas se os outros tambem fazem, alguem deve gostar, neh!”

Claro que tem. Ele esta definindo o formato do futuro das aplicacoes web, seja qual for.[/quote]

Bom shoes, sinceramente não acho Rails ou frameworks ActionBased interessantes para cenários onde componentes ricos são usados intensamente.

Ter um componente pronto e otimizado, facilita muito a vida da equipe que vai apenas reutilizar o mesmo.

Minha aposta para componentes está no Flex ou Silverlight, por uma série de outras razões, começando pela possuibilidade de utilizar richmedia.

Acredito que JSF se não tiver seu ciclo de vida melhorado, aliás proposta do Garry para a versão 2.0 ; renderizadores para richmedia, vai acabar obsoleto.

[]´s

Bom, estamos quase em 2008.

Sendo bem gentil e educado, um framework ou uma linguagem hoje que precise de uma IDE/Ferramenta específica para permitir o seu uso de forma razoavel está no mínimo ultrapassado.

O pessoal deveria ficar mais antenado com as novidades tecnológicas e perceber que verbosidade na linguagem de programação, DSLs, Convention Over Configuration e outras mais, estão sendo utilizados em frameworks/linguagens e mostrando que existe uma forma mais prática de se fazer as coisas ao invés de utilizar uma solução que exige 1467 arquivos XMLs e/ou uma IDE do Rambo.

O RoR é muito bom, tem idéias bem legais, só que o ponto aqui é sobre JSF. Comparar JSF com Ruby on Rails ou .Net ou ColdFusion ou PHP não é legal… RoR pode ser a melhor coisa do mundo que a comunidade gigantesca do Java não vai simplesmente passar a usar RoR. Quem sabe um pouco de inglês pode ler esse excelente artigo que fala muito bem sobre isso: http://beust.com/weblog/archives/000382.html

Discordo de quem diz que JSF está desatualizado porque precisa de ferramentas. Sempre vão existir aqueles que preferem uma tecnologia mais complexa, apoiada em ferramentas, e outros que preferem uma tecnologia mais simples, do tipo que dá pra fazer na boa com um editor de texto e uma linha de comando.

Eu pessoalmente esperava que o JSF se difundisse mais depressa. Com uma boa ferramenta dá pra fazer tudo no drag-and-drop, nada de escrever HTML ou JavaScript. Pra quem estava com inveja do .Net, era praticamente maná do céu. Ou eu superestimei o número de desenvolvedores Java que preferem ferramentas, ou subestimei o conservadorismo deles. :slight_smile:

Quem gosta de tecnologia complexa ? Masoquista ?

Sempre vai existir aquele cara que pensa assim: “Quanto mais complexo é o meu código, quanto mais complexa é a linguagem que eu programo, quanto mais complexo, enrolado e cheio de passos é o framework web que eu trabalho, então muito provavelmente eu sou um cara fera! Não é qualquer um que consegue entender isso, quanto mais botar pra funcionar! Caramba, eu sou realmente um cara bom!”

O nome disso é Rube Goldberg machine. Veja como várias pessoas adoram esse tipo de arquitetura: http://en.wikipedia.org/wiki/Rube_Goldberg_machine

Eu prefiro focar em resultados mantendo sempre o KISS, mas sempre vejo que muitas empresas e profissionais preferem o COMPLEXO e o PODEROSO ao invés do SIMPLES e EFICIENTE.

O que seria da noite sem o dia? Será que o JSF foge do KISS? Não sei, mas se compararmos com outras soluções que há por aí, acho que sim! Olha só esse tópico aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/75751.java

Se JSF não consegue ser simples nem para fazer um conversão e nem para usar uma tag select com seleção automática, então imagina quando eu tiver que trabalhar com as coisas um pouco mais avançadas como IoC, Autowiring, Filtros, etc.

Se poder e complexidade são mais importantes do que KISS, então eu não sei o que estamos fazendo programando em Java ao invés de C++.

Pessoal,

RoR é legal, é sexy (tem gente que acha isso, meu conceito de sexy é outro, mas vamos lá), trouxe idéias legais e finalmente deu voz à simplicidade.

Mas eu tenho a impressão que alguns simplesmente estão falando: "Cara, Java é passado junto com Cobol, agora para ser legal e moderno tem que ser RoR. "

Não quero dizer que não devemos usar RoR, devemos sim, até mesmo para saber como funciona e usara suas boas idéias. Mas a plataforma Java, com todos seus defeitos, esta a anos luz à frente de RoR. Onde estão as aplicações Enterprise em RoR? Twitter ? (Olhe o preço que eles tiveram que pagar para escalar)

O que seria do RoR se não fosse a plataforma Java, o JRuby e o apoio da Sun ?

Achar que qualquer sistema pode ser escrito em RoR e ele vai aguentar na boa acho um pouco de exagero.

PS: É perfeitamente possível e fácil ser simples com Java.

[quote=Kenobi]Bom shoes, sinceramente não acho Rails ou frameworks ActionBased interessantes para cenários onde componentes ricos são usados intensamente.

Ter um componente pronto e otimizado, facilita muito a vida da equipe que vai apenas reutilizar o mesmo.

Minha aposta para componentes está no Flex ou Silverlight, por uma série de outras razões, começando pela possuibilidade de utilizar richmedia.
[/quote]

Eu nao falei que as aplicacoes sero feitas com MVC action-based e sm que Rails ja mudou a forma dos frameworks web.

Agora enquanto Silverlight, Flex e JavaFX forem mutuamente exclusvos eu nao apostaria meu futuro neles. Alias em Silverlight (que eu ja conheci bastante de uma antiga parceria com a Microsoft) eu nao dependeria ate ele ser refeito.

[quote=xandroalmeida] RoR é legal, é sexy (tem gente que acha isso, meu conceito de sexy é outro, mas vamos lá), trouxe idéias legais e finalmente deu voz à simplicidade.

Mas eu tenho a impressão que alguns simplesmente estão falando: "Cara, Java é passado junto com Cobol, agora para ser legal e moderno tem que ser RoR. "

Não quero dizer que não devemos usar RoR, devemos sim, até mesmo para saber como funciona e usara suas boas idéias. Mas a plataforma Java, com todos seus defeitos, esta a anos luz à frente de RoR. Onde estão as aplicações Enterprise em RoR? Twitter ? (Olhe o preço que eles tiveram que pagar para escalar)
[/quote]

Nao sei o qe vce chama de ‘enterprise’ mas talvez olhar a pagina de clientes da 37Signals e da ThoughtWorks pode te ajudar. Alias, entra em um site de empregos e faz uma busca or vagas.

Ahm? Sua pergunta nao faz muito sentido. a pouco tempo que a Sun adoto o projeto livre JRuby, antes dsso Rails ja era tao rlevante quanto hoje. Na verdade o ato da Sun foi uma reacao (e ate que rapida e bem sucedida considerando a sequencia de fracassos da empresa sem personalidade).

Achar que quaquer sistema pode ser feito em Java e que ele va aguentar na boa ehexagero. A coisa e: ferramenta certa para problema certo.

[quote=pcalcado]

estou aprofundando meu aprendizado em JAVA … e prentendo realizar a prova de certificação no ano que vem…

Acompanhando o “tumulto” que está acontecendo nesse tópico, me fez parar um pouco para refletir…

HOJE, o que seria o “mais interessante” de se aperfeiçoar: JAVA ou Ruby (usando o rails como frmw) ??

Se alguém mais experiente com RoR puder responder seria interessante para a reflexão:

1. Com a melhoria do JRuby, não seria possível portar grande parte das idéias do RoR para Java?

2. Quais as principais idéias e/ou funcionalidades do RoR (1 ou 2 são o suficiente) que faz com que ele seja muito melhor que qualquer outro framework web em Java?

3. Quais as funcionalidades que o RoR oferencem que é praticamente impossível tentar reproduzir num ambiente Java?

-Sergio

Depende do que voce quer. Se voce esta iniciando em programacao profissional (e lembre-se: programadores profissionais escrevem testes) ou se esta procurando empregabilidade facil e imediata no Brasil aprenda Java.

Se voce esta aprendendo a programar ou mais preocupado em aprender bons conceitos sobre programacao comece por Ruby.

Soh nunca se iluda oce vait er que saber varias linguagens de programacao, Java, Ruby, Python, JavaScript, bash… cada uma tem uma finalidade.

[quote=pcalcado][quote=pardal_nb]
estou aprofundando meu aprendizado em JAVA … e prentendo realizar a prova de certificação no ano que vem…

Acompanhando o “tumulto” que está acontecendo nesse tópico, me fez parar um pouco para refletir…

HOJE, o que seria o “mais interessante” de se aperfeiçoar: JAVA ou Ruby (usando o rails como frmw) ??
[/quote]

Depende do que voce quer. Se voce esta iniciando em programacao profissional (e lembre-se: programadores profissionais escrevem testes) ou se esta procurando empregabilidade facil e imediata no Brasil aprenda Java.

Se voce esta aprendendo a programar ou mais preocupado em aprender bons conceitos sobre programacao comece por Ruby.

Soh nunca se iluda oce vait er que saber varias linguagens de programacao, Java, Ruby, Python, JavaScript, bash… cada uma tem uma finalidade.[/quote]

Shoes, sempre acompanho o seu blog…já tinha lido o link q postou =) …
trabalho com desenvolvimento web (PHP) há 5 anos aproximadamente…
somente estudei JAVA na minha graduação msm…agora, acho q chegou o momento, digo, somente agora estou com um tempo livre para me dedicar a aprender a fundo uma nova linguagem…

obrigado pelas dicas …

abraços, e sucesso ai na TW

Sim, mas voce continuaria usando Ruby. Entao, pq nao usar Ruby on Rails?

[quote=saoj]Quais as principais idéias e/ou funcionalidades do RoR (1 ou 2 são o suficiente) que faz com que ele seja muito melhor que qualquer outro framework web em Java?

Quais as funcionalidades que o RoR oferencem que é praticamente impossível tentar reproduzir num ambiente Java?[/quote]

ActiveRecord e named routes. Nao da pra implementar do mesmo jeito em uma linguagem estatica (ou que nao suporte method_missing e classes abertas).