JSF - É possível desabilitar o Validator circunstancialmente?

Olá, amigos.

Tenho uma tela de cadastros arbitrária que possui dados de endereço. Como tenho pronto uma base de dados de endereços, oriento meu cliente a sempre validar o endereço digitado de forma que, ao clicar neste "validador", seja exibida uma lista de endereços de acordo com os critérios parciais digitados (rua, bairro, cidade, etc.). Sabe como é, né? Pra não favelar a coisa.
Pois bem, funcionava legal com o Struts2, mas andei fazendo uns protótipos em Faces e me deparei com uma dificuldade: no caso da validação do endereço, o Validator puro da tela normal não pode funcionar, correto? Primeiro porque os dados de endereço são só uma parte de cadastro; segundo que, se por exemplo, o sujeito não digita nada de endereço e tenta validá-lo, são mostrados todos os endereços da base (paginados, obviamente).
Aí tentei usar o [i]immediate[/i] do botão, que funciona beleza, mas só em parte porque a atualização dos valores dos [i]backing beans[/i] com os componentes associados que ele chama de [i]Update Model Values Phase[/i] acontece antes do [i]Process Validations Phase[/i]! No meu caso, todos os [i]backing beans[/i] apontam para nulo.
Então, como diria Marcelo Rezende, "aí eu te pergunto". É possível pular, cancelar, suspender, mudar a ordem de execução das fases, ou coisa parecida?

Abraço.

Estou passando pela mesma situação.
Alguém sabe de como fazer para desabilitar/desativar o validator do JSF?

Abraço