JSF é produtivou ou nao?

8 respostas
J

Dae galera!! Estou estudando jsf mas estou encontrando várias pessoas falando que ele complica mais do que facilita… isso é verdade mesmo??
Quando um sistema tem muitas regras… como telas pop-ups atualizando a tela que a chamou… upload de arquivos… entre outras coisas… isso é complicado de fazer com o jsf? E tipo… vejo a galera sempre falando que o JSF utiliza por defaul o post… não tem como eu tratar um link de forma tradicional?

• Que tipo de coisas que o JSF dificulta mais do que ajuda?
    Estou perguntando isso tudo… porque eu sempre achei que o JSF era produtivo e tal… mas lendo alguns post etc… fiquei meio na dúvida…
    Abraço!!

8 Respostas

Javabuntu

depende muito do sistema… estou utilizando JSF usando o RichFaces e Facelets e não tenho do que reclamar…no meu caso foi extremamente produtivo sim…

dê uma olhada no RichFaces tem muitos componentes bons… upload… tree…e +++…

gui_sv

estou utilizando JSF + suporte AJAX com iceFaces + JPA

tanto pra fazer upload de arquivos e pop-up o ice faces tem tudo …

eu estou achando bastante produtivo … como estou aprendeno ainda tomo na cabeça com algumas coisas bem besta … mas é bem mais facil …

nao fica aquela coisa de session pra ca request pra la como no servlet …

minha opiniao: vale a pena …

procura um cara chamado component-showcase … vc vai ver … o barato é LOCO

Gerson

Acho um lixo…

Toda a abstração que ele te oferece na view (ciclo de vida, arvore de componentes, managed model, etc.) na minha opinião, só ajuda enquanto você não faz nada de diferente do que ele propõe… pois, pela minha experiência, o custo de fazer alguma “coisinha” um pouco fora deste padrão é terrível, tendo que apelar pra “código sujo”. E, no meu caso, nem o Seam ajudou a reduzir consideravelmente esses problemas… tirou alguns problemas, mas introduziu outros. E que o JSR 299 se exploda também (junto com EJB3 e cia)… :slight_smile:

Continuo com o bom e velho Spring (2.5.x), JSP, JSTL e etc., mesmo. Muito mais poder e flexibilidade. Recomendo…

J

É… eu pergunto isso, pois os sistemas que desenvolvo… normalmente…tem coisas diferentes… e não posso me dar ao luxo de ficar um tempão tentando resolver algo que poderia ser resolvido de certa forma facilmente… mas uma questão que levanto… quando vcs as vezes falam que quando a regra sai um pouco do que o componente se propõe… isso é referente á biblioteca visual… certo?? O mvc… a internacionalização… as mensagens de erro etc… isso o JSF resolve tranquilhamente sem grandes problemas… certo??

L

MVC, internalicionalização são tranquilos, mensagens de erro são tranquilas também desde que não envolva validação no lado cliente com Javascript. Aliás, nem sempre é tranquilo usar Javascript.

É complicado usar tabelas e grids, existe um jeito todo especial que não é comum para quem veio de outros frameworks web. E o pior é que muita gente aqui no fórum pergunta sobre isso, e eu até desisti de responder essas questões porque não é uma resposta de poucas linhas (talvez eu faça um tutorial sobre isso).

Faces tenta encapsular a parte web e mostra uma outra camada alto nível que ninguém sabe ao certo explicar o que é. Por isso tanto descontentamento.

saoj

Se vc é um expert no assunto, até assembly pode ser produtivo.

JSF se comparado a outros por uma pessoa que não sabe JSF nem esses outros é MENOS produtivo.

Dá uma olhada em VRaptor e Mentawai.

J

Humm… certo… eu estou dando uma olhada no Richfaces e estou gostando bastante… mas tudo tem o lado ruin… hehe…
Ah… outra dúvida… o JSF tem por exemplo suporte a IOC como o VRaptor por exemplo que internamente utiliza o pico-container…?? O JSF é utilizado em grandes aplicações? Digo… se ele é usado realmente e não que possa ser usado…

baudamix

Dá uma olhada esse post que vc pode ter uma ideia um pouco maior sobre JSF…
http://www.guj.com.br/posts/list/85378.java

Criado 22 de abril de 2008
Ultima resposta 23 de abr. de 2008
Respostas 8
Participantes 7