JSF e Rich, problemas ao renderizar tela

Senhores, vejam o problema,

Tenho um VOItemExpressao com dois atributos : id e descricao.

No meu bean tenho uma lista desse VOItemExpressao com valores inseridos por usuario e uma lista de VOItemExpressao com os valores selecionados no componente.

Estou usando um <h:selectManyListbox> para trabalhar com essas listas. Segue alguns trechos de codigo para ilustrar melhor o que estou fazendo:

No meu Bean

/** Lista de expressao selecionada na tela */
private List&lt;VOItemExpressao&gt; expressaoSelecionada = new ArrayList&lt;VOItemExpressao&gt;();
	
/** Lista de expressao da tela */
private List&lt;VOItemExpressao&gt; listaExpressao = new ArrayList&lt;VOItemExpressao&gt;();

No meu xhtml, o componente onde sao incluido valores e selecionados.

&lt;s:decorate id="expressaoDaTelaIdDecoration" template="/template/templateValidacao.xhtml"&gt;				        		
&lt;h:selectManyListbox
converter="#{ManterRegraModoRealTimeBean.converterID}"
id="listaExpressao" size="6" 
styleClass="TextInput" 
style="width:500px;" 
value="#{ManterRegraModoRealTimeBean.expressaoSelecionada}"&gt;
     &lt;s:selectItems value="#{ManterRegraModoRealTimeBean.listaExpressao}" var="tp" label="#{tp.descricao}" /&gt;																					
&lt;/h:selectManyListbox&gt;
&lt;/s:decorate&gt;	

Ainda no meu xhtml, no botao onde será capturado os valores dos respectivos Fields, estou usando ajax para “rerenderizar” no meu selectMany

&lt;a4j:commandLink id="botaoIncluir" value="Incluir" styleClass="CommandButtonsLinks" action="#{ManterRegraModoRealTimeBean.addExpressao}" reRender="expressaoDaTelaIdDecoration"/&gt;

Nessa re-renderizacao em ajax está o problema.

Quando vou inserir novos valores nessa lista, inserindo sempre na ultima posicao da lista está tudo ok, a re-renderizacao ocorre normalmente e os novos valores sao apresentados no componente.

O problema é que tenho uma funcionalidade que se o usuario selecioanar uma linha e clicar em incluir novos valores, tenho que inserir na posicao onde está a linha selecionada. No meu bean a insercao ocorre normalmente porem isso nao é re-renderizado na tela!!!

por exemplo, se usar um insert posicional como lista.add(posicao, elemento) essa minha lista nao é re-renderizada na tela enquanto nao dou um refresh na mesma!!! se eu apertar F5 blz, atualiza, senao, nao atualiza.

Ja tentei ao inves de usar ajax usar um <h:commandLink> normal e nao funcionou tambem, ao que tudo indica o problema está em manipular as posicoes dessa lista e re-renderizar na tela, mas quando insiro na ultima posicao da lista funciona ok!!!

alguem tem alguma ideia?? ja tentei usar <a4j:region> e <a4j:outputPanel ajaxRendered=“true”> no meu selectMany mas nada.

nao sei se ficou muito confuso o que tentei explicar acima, se tiver tento explicar melhor…

vlw!

Olá,

Bom o que eu consegui perceber é que este bean seu não está mantendo o estado, isto é primordial, depois analise se há algum problema de validação. Fazendo estas verificações acredito que dê certo.

ps: o Region deve abranger a região que deve ser validada E A REQUISIÇÃO DEVE PARTIR DE DENTRO DELE.