Teremos duas threads trabalhando com a mesma instância do bean, uma para cada requisição. Isso poderá causar algum tipo de efeito colateral, como mistura dos valores de propriedades de uma requisição com a outra?
Ilustrem para efeitos didáticos, por favor, um exemplo de qualquer problema que poderia acontecer com o fato de managed beans com escopo superior a request não serem thread-safe.
Abraços.
tnaires
Bom, tentei realizar uns testes simples abrindo duas janelas do mesmo navegador mas não consegui reproduzir uma eventual falha.
G
guimoz
bom o caso que vc ilustrou, é chamado de dupla submissao (me corrijam se eu estiver errado), vc n conseguiu reprocusir o evento, pq é humanamente impossivel de faze-lo xD, so com ajuda de algum script ou algo do genero (n tem como vc clicar tao rapido q envie duas requisoes ao mesmo tempo). No jsf, deve existir alguma forma de tratar tal evento, que eu desconheço. Mas como uso richfaces, ele possui algumas formas de tratamento a esses eventos, da uma olhada na documentaçao do commandbutton por exemplo ( aqui).
Não sei se ajuda, mas qql coisa posta ai…
tnaires
guimoz:
bom o caso que vc ilustrou, é chamado de dupla submissao (me corrijam se eu estiver errado), vc n conseguiu reprocusir o evento, pq é humanamente impossivel de faze-lo xD, so com ajuda de algum script ou algo do genero (n tem como vc clicar tao rapido q envie duas requisoes ao mesmo tempo). No jsf, deve existir alguma forma de tratar tal evento, que eu desconheço. Mas como uso richfaces, ele possui algumas formas de tratamento a esses eventos, da uma olhada na documentaçao do commandbutton por exemplo ( aqui).
Não sei se ajuda, mas qql coisa posta ai…
Obrigado pela resposta. Sei que o que você quis dizer foi: “putz, esse cara ainda foi testar isso?” :XD: Quando li o trecho do livro que postei acima, percebi o mesmo que você. Mas como o autor alertou sobre esse risco, executei o teste mesmo assim para saber se em algum momento no ciclo de vida da requisição os dados poderiam se perder, por mais que o tempo entre uma submissão e outra não fosse tão pequeno.
Mauricio_Linhares
O problema mais comum é o de atualizações perdidas, onde você, em uma janela, faz uma atualização e em outra (aberta antes de enviar a primeira atualização) você atualiza mais uma vez, perdendo efetivametne o primeiro update.
Agora isso é bem incomum dentro de uma sessão do mesmo usuário.