JSF EnumConverter

Boa noite pessoal!

Estou tentando persistir um tipo @Enumerated e sempre o JSF joga como null. Lendo a documentação do JSF 1.2 parece que ja possui converters padrões dentre eles o Enum, pois bem, faço da seguinte forma:

<h:selectOneMenu id="tipo" itemValue="UsuarioMB.usuario.tipo" required="true" styleClass="ComboBox">
   <f:selectItems value="#{UsuarioMB.tipos}" />
   <f:converter converterId="javax.faces.Enum"/>
</h:selectOneMenu>

Tenho um metodo que retorna o Enum para o xhtml funcionando e tudo, tentei utilizar o converter como diz a documentação e simplesmente diz:

javax.servlet.ServletException: Expression Error: Named Object: javax.faces.Enum not found.
	javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:249)
	org.ajax4jsf.webapp.BaseXMLFilter.doXmlFilter(BaseXMLFilter.java:141)
	org.ajax4jsf.webapp.BaseFilter.doFilter(BaseFilter.java:281)

Se mudo para “javax.faces.Float” (só um exemplo :D) por exemplo ele entra na validação…alguem ja fez isso de converter os valores do combo em um objeto Enum do mesmo tipo declarado?

olha, sinceramente, o único converter de enum que eu conheço é o que vem com o Seam

lhe sugiro a criar um enum converter =) ou usar o seam :stuck_out_tongue:

Olá!

Agradesço pela atenção e antes de postar ja tinha pesquisado e o que mais encontra é justamente do seam. Agora o que é estranho na documentação estar falando da possibilidade: http://java.sun.com/javaee/5/docs/api/javax/faces/convert/EnumConverter.html

Como estou iniciando com JSF irei fazer ou tentar :smiley: fazer um converter mesmo.

Obrigado :wink: