antes de mais nada obrigado pela atenção e disposição em ajudar…
não entendi uma coisa, quer dizer fiquei confuso :roll:
vc disse primeiro:
[quote=Leozin]esse teu include está dentro de um form?
se estiver, você tem que tirar, porque provavelmente os teus includes já possuem um form (certo?)[/quote]
na verdade não…estou em um form apenas…
[/quote]
depois
[quote]minha sugestão: todo e qualquer include que você fizer deve ter o seu próprio form
o form pode não estar sendo submetido porque ele pode estar tentando validar um campo ;~
aparece algo no teu h:messages?[/quote]
vc disse pra tirar do form, depois disse que eh melhor estar no form…
quanto as testes é o seguinte:
minha página incluida estava dentro de um form, e na principal o include estava dentro de outro form, tinha 2 como vc perguntou…
tirei o form da pagina incluida deixando so no include assim:
<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
<a4j:form>
<a4j:include viewId="#{Bean.url}" id="centro"/>
</a4j:form>
</a4j:outputPanel>
depois testei assim:
<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
<h:form>
<a4j:include viewId="#{Bean.url}" id="centro"/>
</h:form>
</a4j:outputPanel>
não funcionou, quer dizer ele está assim o formulário, se eu preencher e enviar ele limpa os campos, se os campos tiver vazio ele não valide e o message não aparece nada…
esse #{Bean.url} pode ser por exemplo, CadastraUser.xhtml, se eu abrir ela direto, ela valida, envia e tudo mais, mas dentro do include não funciona…
se eu tirar o <a4j:outputPanel ajaxRendered=“true”> o menu não faz o ajax esperado, ou seja, nem abre é aqui que ele eh renderizado, agora em outro caso, vi que uma página desconfigurou algumas imagens ao inserir dentro do <a4j:outputPanel ajaxRendered=“true”>…vou pesquisar, acho que é alguma tag dentro deste panel que não pode ter…sei lá…pois ele está comportanto de maneira inesperada…