antes de mais nada obrigado pela atenção e disposição em ajudar…
não entendi uma coisa, quer dizer fiquei confuso :roll:
vc disse primeiro:
Leozin:
esse teu include está dentro de um form?
se estiver, você tem que tirar, porque provavelmente os teus includes já possuem um form (certo?)
na verdade não…estou em um form apenas…
[/quote]
depois
minha sugestão: todo e qualquer include que você fizer deve ter o seu próprio form
o form pode não estar sendo submetido porque ele pode estar tentando validar um campo ;~
aparece algo no teu h:messages?
vc disse pra tirar do form, depois disse que eh melhor estar no form…
quanto as testes é o seguinte:
minha página incluida estava dentro de um form, e na principal o include estava dentro de outro form, tinha 2 como vc perguntou…
tirei o form da pagina incluida deixando so no include assim:
<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
<a4j:form>
<a4j:include viewId="#{Bean.url}" id="centro"/>
</a4j:form>
</a4j:outputPanel>
depois testei assim:
<a4j:outputPanel ajaxRendered="true">
<h:form>
<a4j:include viewId="#{Bean.url}" id="centro"/>
</h:form>
</a4j:outputPanel>
não funcionou, quer dizer ele está assim o formulário, se eu preencher e enviar ele limpa os campos, se os campos tiver vazio ele não valide e o message não aparece nada…
esse #{Bean.url} pode ser por exemplo, CadastraUser.xhtml, se eu abrir ela direto, ela valida, envia e tudo mais, mas dentro do include não funciona…
se eu tirar o <a4j:outputPanel ajaxRendered=“true”> o menu não faz o ajax esperado, ou seja, nem abre é aqui que ele eh renderizado, agora em outro caso, vi que uma página desconfigurou algumas imagens ao inserir dentro do <a4j:outputPanel ajaxRendered=“true”>…vou pesquisar, acho que é alguma tag dentro deste panel que não pode ter…sei lá…pois ele está comportanto de maneira inesperada…