Galera,
com JSF (e especificamente com Primefaces),
eu consigo criar um formulário a parte para fazer filtros numa datatable?
Detalhe, estou usando lazy model.
Galera,
com JSF (e especificamente com Primefaces),
eu consigo criar um formulário a parte para fazer filtros numa datatable?
Detalhe, estou usando lazy model.
Facilmente.
Pode ser um pouco mais específico?
O datatable nada mais é que um objeto List carregado correto?
Se você utilizar um formulário para filtrar esta List, você pode simplesmente atualizar essa list e solicitar à view que atualize o componente datatable com a lista que foi previamente filtrada no backingbean.
um exemplo seria:
--------- Formulário Filtro ----------
|-- Botão Filtrar --|
neste momento, o form não tem nada a ver com o seu datatable que já está carregado, porém, vamos supor que ele carregue com a variável carregarListaPessoas que possui seu respectivo get/set, então, basta só falar pro datatable que o value é #{seuBean.carregarListaPessoa} que este saberá como carregar a lista que está no padrão javabeans. Até aqui eu creio que você não teve problema nenhum correto?
o que difere é que no seu backingbean, no momento que você acionar o botão filtrar, de alguma forma você vai ter que realizar o filtro, aqui entra estilo de programação, você faz da forma que você mais gosta ou sabe fazer.
private List<Pessoa> carregarListaPessoas;
public getCarregarListaPessoas(){
return this.carregarListaPessoas;
}
puplic void setCarregarListaPessoas(List<Pessoa> carregarListaPessoas){
this.carregarListaPessoas = carregarListaPessoas;
}
//até aqui também creio que está tudo bem familiar pra ti né? :D
//aqui no construtor tu vai inicializar e carregar a variável
public ConstrutorDaClasse(){
this.carregarListaPessoas = new ArrayList<Pessoa>();
this.carregarListaPessoas = umMetodoQueCarregaDadosParaListaDePessoas();
}
//agora você já tem a sua página iniciando com todas as pessoas, e vem a hora de filtrar
public filtrarPorIdade(){
List<Pessoa> listaTemp = new ArrayList<Pessoa>();
for (Pessoa p : this.carregarListaPessoas){
if (p.getIdade == this.idadeQueFoiPassadoNoForm)
listaTemp.add(p);
}
this.carregarListaPessoas = listaTemp;
RequestContext.getCurrentInstance().update("idDoForm");
}
foi feito no dedo, possivelmente tem um errinho ou outro por aí, mas a IDE concerta =p
Também não lembro direito se é assim o requestContext;
Mas a idéia do todo deu pra entender né? :lol: :lol:
Cara muito obrigado pela paciencia e boa vontade em responder o post.
Bom, o problema é que eu tenho o datatable com lazyloading. Então já tem alguns filtros na tabela.
Agora imagine que na tabela eu tenho 4 colunas, mas quero filtrar por 10 filtros… Inclusive com JOINs e tal.
Vamo supor, tenho entidade Pessoa com idade, nome.
Ai minha datatable ja tem esses filtros. Tranquilo.
Porém a pessoa tem um relacionamento com Cargo. Onde cargo é outra entidade com id e descricao.
Aí quero fazer um JOIN pra buscar todas as pessoas que possuiem cargo onde “descricao” do cargo = “professor”…
Entendeu? Bom, este é o meu problema. Agora vamos a solução que vc propos.
Eu teria um formulario tudo bem…
Mas primeira duvida, qual atributo do meu MB que o form vai ‘abastecer’?
Ex.:
//meu MB
private Cargo cargoFiltro;
//faço get e set para o cargoFiltro..
Aí tudo bem, imaginando então que o value no meu form ficaria assim:
#{meuMb.cargoFiltro.descricao }
Correto?..
Aí o actionListener do meu botão seria um filtrar normal que iria utilizar esse field cargoFiltro …
Só que eu quero fazer isto com ajax… então eu gostaria de atualizar a tabela assim que eu clicasse no botão.
Então o meu método poderia retornar uma List e eu fazer um “update” no xhtml para atualizar a datatable?
Sim, normalmente. É como eu falei no inicio do post passado, os dados que o datatable carrega são provenientes de uma coleção, então você vai estar trabalhando em cima da coleção, e não dos componentes.
Se você quiser acionar o evento e realizar o update via ajax no componente do datatable vai dar certo também, não perde nada :lol:
Quando existem muitos campos para se realizar o filtro, (4 ou mais no meu ponto de vista), eu crio uma classe que contém os atributos do filtro, assim não preciso criar vários elementros dentro do meu managedbean, e sim uma única instância desse objeto bindado ao form. Também facilita na hora de realizar a query, porque você pode criar algo já com os valores dessa classe intermediária, mesmo que venham em branco ou null.
com primefaces você consegue facilmente, dá uma olhada no showcase deles.
[quote=andre.froes]Sim, normalmente. É como eu falei no inicio do post passado, os dados que o datatable carrega são provenientes de uma coleção, então você vai estar trabalhando em cima da coleção, e não dos componentes.
Se você quiser acionar o evento e realizar o update via ajax no componente do datatable vai dar certo também, não perde nada :lol:
Quando existem muitos campos para se realizar o filtro, (4 ou mais no meu ponto de vista), eu crio uma classe que contém os atributos do filtro, assim não preciso criar vários elementros dentro do meu managedbean, e sim uma única instância desse objeto bindado ao form. Também facilita na hora de realizar a query, porque você pode criar algo já com os valores dessa classe intermediária, mesmo que venham em branco ou null.[/quote]
cara vc pode me mostrar um exemplo disso? Tem algum post no teu blog?
Porque eu vou precisar montar a query dinamicamente também
E eu nao sei mto de JPA. Nem sei se tem como fazer automaticamente.
Vc sabe se tem?
No momento estou usando o Spring Data, e não tenho flexibilidade para criar queries dinamicamente. 
Será que tem como fazer um “gerador” de query deste tipo “genérico”??
Eu tentei fazer, mas não coloquei relacionamentos ficou assim:
// filters
List<Predicate> predicates = new ArrayList<Predicate>();
//esse filters é um map com o valor do field que quero filtrar e o value que o cara digitou...
for (Entry<String, String> entry : filters.entrySet()) {
//Selecione... não é um filtro válido :)
if(entry.getValue().equals(noneSelected)){
continue;
}
// o foda é aqui!! Por que não estou fazendo Join e tal.
Expression<String> literal = criteriaBuilder.literal( "%"+entry.getValue()+"%");
predicates.add(criteriaBuilder.like(from.<String> get(entry.getKey()), literal));
}
accountQuery.where(predicates.toArray(new Predicate[predicates.size()]));
Cara se vc puder me ajudar será mto legal!
Tô precisando e como nao tenho mto conhecimento
sei q vou perder mto tempo com isto.

Tem como tu dar uma olhada na apostila do K19 de JPA2, ela deve ser o suficiente pra te dar a noção que tu ta precisando, JPA é facil bagaramba 
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k12-desenvolvimento-web-com-jsf2-e-jpa2
dê uma olhada no showcase do primefaces, tem exemplos com isso.
Beleza vou dar uma lida aqui 
valeu
não tem não 
Cara, dei uma olhada na apostila.
Infelizmente não tem nada que eu possa ajudar para o meu caso.
Nada sobre um bean especifico com os filtros e nada sobre query dinamica com JPA

mas vlw mesmo assim
Tem a possibilidade de você criar uma nativeQuery, isso já deve te suprir uai =S, você criaria na mão a query.
não cara 
na mão não rola de fazer
Essa daí é em último caso, mas com jpa você pode mapear os campos e realizar o filtro. Eu não entendo de Spring, mas não existe nenhum método que você possa injetar para recuperar os valores?
caraa
acabou de cair a fixa…
tem outro problema ENORME nisso aí!!
como que vou fazer a paginação ??? Se quando clico na tabela o primefaces chama o metodo “load” do LazyDataModel???
Iai?
Quando você atualiza o componente datatable do primefaces ele faz a paginação automatica, isso é tranquilo. No showcase tem um exemplo de carregamendo de dados lazy no datatable se não me engano.
Não é tranquilo não cara!
Não é tranquilo pq o MAP de filtros que o prime vai mandar pro método não contém
os filtros externos do meu formulário.
Entende?