JSF <h:selectOneMenu> / <f:selectItems> / <a4j:commandButton>

Pessoal,

Já estou enfrentando dificuldades na minha primeira tarefa envolvendo JSF, espero que possam me ajudar. É o seguinte:

Tenho um “selectOneMenu” onde os meus “selectItens” carregam informações que mudam de estado após os filtros.

Exemplo: Filtro um carro que está como situação (Modelo do veiculo - A vender) no meu selectItem, na mesma página clico no botão “Vendido” e
preciso que meu selectItem atualize o estado do veiculo para (Modelo do veiculo - Vendido)". O objeto veiculo do meu MBean é atualizado, só preciso que
meu selectItem carregue novamente a lista de carros fazendo o get() novamente.

Já tentei utilizar o reRender no meu a4j:commandButton e também a4j:support mesmo assim não deu certo.

Ocorre que esses dados só são carregados de modo atualizado se volto para página anterior e recarrego a lista novamente.

Ps:. O projeto utiliza escopo de sessão.

Olá amigo,
poste o seu código para que seja possível analisá-lo e se possível indicar o erro.

Abraços.

Ok, Segue,

São três selectOneMenu’s aninhados Turma / Disciplina / Conteúdo Programático [print 1], após escolha do item do Conteúdo Programático clico no flag de [Tarefa concluída]
e no Botão [Inserir].

Quando Concluo a Tarefa e clico no botão, meu objeto é persistido normalmente no banco de Dados, porém preciso que o selectMenu recarregue dando um novo get na lista para
que a tarefa que concluí apareca como concluído. (Hoje a lista só é atualizada quando volto para a página anterior e depois entro de novo na página ou quando clico em outra disciplina
e o meu selectMenu do Conteúdo Programatico é atualizado).

Desde já agradeço!

E ai Amigo desculpa ai a intimidade , mas conseguiste resolver teu problema?
Se sim , da pra posta pra da uma força ai…
desde já Agradeço…

Qual a versão de JSF você está usando? 1.2? 2.0?
Caso seja a 2.0, use a tag f:ajax, mandando ela dar update no seu componente ou em um ‘pai’ dele.
a4j que eu saiba é RichFaces da época do 1.2, certo?

[quote]Tem uns seis meses que eu e terminei o tecnico voltado a programação e java foi a linguagem, estou desenvolvendo uma aplicação em jsf 1.2.
Aja vista que ainda nao estou utilizando hibernate por falta de conhecimento ainda, mas usando DAO preferir adotar 1.2 pois esta mais no meu nivel, sei q 2.0 veio pra facilitar , e pretendo no meu proximo projeto adota-la, por hora se puderes me ajudar ficarei grato e precisando de algo fique as ordens.
se tiveres uma exemplo mas completo com implementação emjsf 1.2 usando select one menu aninhado dinamicamente usando a tag <a4j:support[/quote]

Já debugou para ver se o método ‘get’ é pelo menos chamado?

Sim debugei e ta listando as cidades pelo <f:selectItems value="#{ControlaEndereco.cidades}" />
Porem nao esta nem entrando na action: action="#{ControlaEndereco.actionCarregaBairros}"

[code] <h:selectOneMenu id=“cidade” value="#{ControlaEndereco.cidade}" >
<f:selectItem itemValue="" itemLabel=“Selecione…” />
<f:selectItems value="#{ControlaEndereco.cidades}" />
<a4j:support event=“onchange” action="#{ControlaEndereco.actionCarregaBairros}" reRender=“bairro” />

</h:selectOneMenu>[/code]

<h:outputLabel for="bairro" value="Bairro" /> <h:selectOneMenu id="bairro" value="#{ControlaEndereco.bairro}"> <f:selectItem itemValue="" itemLabel="Selecione..." /> <f:selectItems value="#{ControlaEndereco.bairros}" /> </h:selectOneMenu>
Por hora agradeço a atencao ai Fernando…
Att…Soares

Eu tenho um código muito parecido com esse… meu problema é que a action nunca está sendo chamada.

Para carregar o proximo combo, preciso do id selecionado este primeiro combo, no comando “reRender” ele chama novamente o método get, mas o value do combo está chegando null

sabem me dizer o que pode estar interferindo para que minha action não esteja sendo chamada?