Olá amigos novamente, que tal a gente discutir de maneira real e verdadeira todas as novas tecnologias?
E aqui cabe o porque desse Post.
Eu sou uma pessoa de 48 anos que vivi o tempo do PC 8086, ou seja nós tinhamos 1.024 de memoria total e se nossos programas
tivesse mais que 500kb, corria o risco de perder o emprego.
Perece besteiras não é, mas nós nos preocupavamos com eficiencia e rapidez, portando qualquer bit economizado era de grande valor.
Claro que tem um monte de “meninos” que leem isso e falam… que esse véio esta falando??
Lógico… Hoje em dia voce faz um Hello World em qualquer linguagem e ele tem no minimo 1mb de tamanho, ai vão me perguntar?
E dai? … Dai que é mais coisas na memoria e mais coisas para o computador (Cliente/Servidor) processar.
E voces vão continuar a dizer e dai?? … Dai que temos programas mais inchados e não feitos de maneiras corretas por conta
que a tal Orientação ao Objeto resolve por nós e ai ficamos refens dessa tecnologia, que nem sempre é a melhor solução.
Só para voces jovens entenderem, basta voces olharem para o lado do JME em qe voces tem que economizar tudo para ter/receber o seu
objetivo final.
Agora pergunto a voces Jovens, porque no JME voces se preocupam e no resto voces deixam rolar…???
Como o titulo já fala, JSF legal… tudo de bom… Hibernate … poxa que legal não preciso me preocupar com o Banco…
JPA/EJB … Nossa tenho uma facilidade enorme…
Mas vamos lá, JSF se for a 2.0 tem potencial, em JSP basico consigo o mesmo com muito mais eficiencia e rapidez.
Ta duvidando? Faz um Hello World em JSP puro e o mesmo em JSF e me responda … qual pagina abre primeiro?
Aqui volto a dizer quero discutir eficiencia e rapidez ok 
Agora vamos ao Hibernate… Poxa falar “mau” do Hibernate é quase eresia né não???
Pois bem, não se preocupem não vou falar mau, mas vou dizer que eu como véio que sou nem perco meu tempo em “CONFIAR” os meus sql´s a ele,
vou direto o NativeQuery e pronto, eu falo por mim tenho muito mais resultados dessa forma do que acreditar que o Hibernate vai fazer melhor.
Ai já vão dizer, então porque usar o Hibernate se vc usa sql puro e cade aquela questão de não se amarrar ao banco de dados especifico?
RE: Em primeiro lugar só fujo do Hibernate na hora dele criar os meus SQL´s, prefiro confiar em mim.
Em segundo, vamos combinar salvo um SAP da vida quem faz um programa pensando em vários bancos, alem do mais vou tentar tirar
o maior provelto das capacidades do banco que estiver trabalhando.
JPA/EJB:
Aqui é uma questão mais filosofica, eu particularmente acredito que o nosso querido ResultSet ainda resolve todos os nossos problemas,
mas como a galera quer que vingue o JPA… então tudo bem, porque pra mim nessa parte não tem diferença, eu pego o trem lá no SQL mesmo 
Essa é a questão amigos, fiquem a vontade para soltar o verbo ok
Abraços
Jomello
OBS: Mas lembrem o objetivo aqui é encontrar a melhor solução para os nossos problemas e não ficar discutindo valores ok.