Pessoal estou qerendo desenvolver uma sistema de envio de recados! e qeria q vc´s me ajudassem nessa codificacao, sou iniciante nesse assunto. Basicamente o sistema funcionara dessa maneira: 1 - usuario se loga, 2 - escolhe o usuario p/ qem vai mandar a mensagem e só. Ate agora so fiz a codificacao do banco, nao se ficou legal, se algem puder me ajudar dando ideias de como as mensagens serao enviadas e etc.Desde ja agradeco, pois o mesmo escolhi p/ minha monografia ok! Irei mandar o script do banco(fiqem a vontade para melhora-lo) :-o
Create table pessoa
(
id_pessoa SERIAL PRIMARY KEY,
nome varchar(40),
login varchar(30),
senha varchar(30),
email varchar(40),
id_setor integer references setor,
id_perfil integer references perfil
);
select * from pessoa;
drop table pessoa;
Create table mensagem
(
id_mensagem SERIAL PRIMARY KEY,
origem integer,
destino integer,
assunto varchar(40),
mensagem text,
data_envio Timestamp,
exlcuida boolean default (‘f’)
);
select * from mensagem;
drop table mensagem;
create table setor(
id_sertor SERIAL PRIMARY KEY,
nome_setor text
);
create table perfil(
id_perfil SERIAL PRIMARY KEY,
perfil_do_usuario varchar(30)
);
select * from pessoa;
select nome as nome_do_usuario from pessoa where id_perfil=2;
----INSERT de perfil--------------
INSERT INTO perfil (perfil_do_usuario) values (‘usuario’);
INSERT INTO perfil (perfil_do_usuario) values (‘administrador’);
select * from perfil;
----insert de setor--------------
INSERT INTO setor (nome_setor) values (‘suporte’);
INSERT INTO setor (nome_setor) values (‘desenvolvimento’);
INSERT INTO setor (nome_setor) values (‘redes’);
select * from setor;
-----insert do usuario-------------
INSERT INTO pessoa (nome, login, senha, email, id_setor, id_perfil) values (‘evilasio’,‘evinho’,‘123’,‘esb.batista@gmail.com’,1,1);
INSERT INTO pessoa (nome, login, senha, email, id_setor, id_perfil) values (‘joao’,‘joaodoblog’,‘123’,‘joao@gmail.com’,2,2);
INSERT INTO pessoa (nome, login, senha, email, id_setor, id_perfil) values (‘maria’,‘mariadoorkut’,‘123’,‘maria@gmail.com’,3,1);
INSERT INTO pessoa (nome, login, senha, email, id_setor, id_perfil) values (‘paulo’,‘paulo_msn’,‘123’,‘paulo_msn@gmail.com’,3,1);
INSERT INTO pessoa (nome, login, senha, email, id_setor, id_perfil) values (‘elaine’,‘elaine_feia’,‘123’,‘elainefeia@hotmail.com’,2,1);
select * from pessoa;
------insert mensagem-----------
INSERT INTO mensagem (origem, destino, assunto, mensagem, data_envio) values (1,2,‘teste’,‘teste de mensagem’,‘now’);
INSERT INTO mensagem (origem, destino, assunto, mensagem, data_envio) values (4,2,‘sobre o site’,‘vc precisa incluir alguns arquivos no site’,‘now’);
INSERT INTO mensagem (origem, destino, assunto, mensagem, data_envio) values (2,4,‘sobre o site’,‘acabei de incluir os arquivos!!’,‘now’);
select * from mensagem;