JSF HtlmSelectOneMenu dinamico

Pessoal, estou construindo uma aplicação, onde os dados do form são populados dinamicamente conforme os campos da bean (que é uma bean persistente do JPA).
Está quase tudo funcionando, menos uma coisa.
Quando eu coloco um combo (no caso de um relacionamento Many-to-one), eu utilizo o seguinte código para colocar no form dinâmicamente:

HtmlSelectOneMenu select = new HtmlSelectOneMenu();

String comboIdName = field.getFieldName() + "_" + combo.getFieldId();
					Object objId = combo.getFieldIdMethod().invoke(field.getGetterMethod().invoke(dynamicEntity.getEntityObject()));
					if(objId == null) {
						objId = combo.getFieldIdMethod().getReturnType().getConstructor(String.class).newInstance("0");
					}
					mapComboId.put(comboIdName, objId.toString());

String expression = "{dynaFormControler.mapComboId." + comboIdName + "}";
					select.setValueExpression("value", createVExpression(expression, String.class));

select.setId("cbo_" + comboIdName);

List<SelectItem> items = new ArrayList<SelectItem>();
					if(combo.getListDomain() != null) {
						for (int i = 0; i < combo.getListDomain().size(); i++) {
							SelectItem item = new SelectItem();
							Object o = combo.getListDomain().get(i);
							Object retObj = combo.getFieldIdMethod().invoke(o);
							item.setValue(retObj.toString());
							item.setLabel(combo.getFieldToScreenMethod().invoke(o).toString());
							items.add(item);	
						}
					}
					mapComboItems.put(comboIdName, items);
					UISelectItems uiSI = new UISelectItems();
					uiSI.setValue(items);

select.getChildren().add(uiSI);

children.add(select);

Muito bem. O problema é que eu utilizo um map para guardar o valor atual deste combo, como vocês podem ver no código:

String expression = "{dynaFormControler.mapComboId." + comboIdName + "}";
select.setValueExpression("value", createVExpression(expression, String.class));

Quando eu faço um submit no form, o map não vem preenchido com o valor do combo selecionado.
Já fiz uma POG para pegar via requestParameter, mas não quero usar isso.
Além de que quando clico no link de editar, o certo é o combo já vir com o valor da bean selecionado, mas não vem, pois ele não faz o match do managed bean - map com o component.

Alguém tem alguma idéia de como faço para fazer este HtmlSelectOneMenu dinamico e trabalhar com os valores dele corretamente?

Obrigado.
Fernando.

Kara eu tava passando por aki, eu sei que o forum é antigo, mais como eu cabei de passar por este mesmo problema, ai vai uma dica,atribui setId aos componentes

Abraços