Jsf + ide

3 respostas
J

[size=18]Pessoal, estou iniciando em JSF e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito de qual ferramentas utilizar. Aceito todos os comentários, inclusive os que prezarem pela utilização de outras tecnologias. :oops: [/size]

3 Respostas

J

Muito obrigado pelas respostas, pessoal. Muito bom, o fórum.[size=18] [/size]

W

Ola,

Muito obrigado pelas respostas, pessoal. Muito bom, o fórum.
,
1-Creio que a sua dúvida já foi respondida em vários tópicos;
http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&clean=1&search_keywords=jsf

inclusive os que prezarem pela utilização de outras
, e qual vc. utiliza.??? :wink:

kicolobo

Qual IDE usar é uma resposta um tanto quanto subjetiva, sendo assim, a melhor resposta que posso lhe dar é a minha experiência.

A primeira IDE que experimentei foi o Java Studio Creator. Ele cria uma primeira impressão muito boa, no entanto com o passar do tempo, o achei um tanto quanto complicado (eu nem sabia JSF direito na época, o que talvez explique esta impressão).

Um bom tempo se passou e instalei o plugin “Visual Web” do Netbeans 5.5 e, pela primeira vez, comecei a trabalhar visualmente com os componentes JSF. Inicialmente, tudo funcionou como deveria, no entanto, conforme o tempo foi passando e minhas necessidades reais foram surgindo, acabei desistindo de trabalhar com as ferramentas visuais e passei a trabalhar utilizando apenas os recursos basicos do Netbeans mesmo. Neste plugin, vem por exemplo um aprimoramento para edição de arquivos CSS que é uma mão na roda. Claro, pode ser que a minha dificuldade com o ambiente visual também se devesse à minha imaturidade na época com o JSF.

Criado 6 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 7 de fev. de 2007
Respostas 3
Participantes 3