Olá galera, estou com um probleminha, estou desenvovlvendo um sistema onde o usuário vai loga-se e será aberta sua conta com o seu perfil, preciso carregar as páginas de acordo com o id do usuario. Como eu envio para as paginas o id do usuário, pois com o id do usuário posso fazer uma busca deacordo com o id do usuário e carregar a pagina no entanto posso ter vários usuários logados ao mesmo tempo.
Não sei se uso o inputHidden ou session e como usua-los sem que um usuário derrube o outro usuário logado.
Estou usando, uma bean, uma classe de entidades, uma classe de Session e hibernate.
JSF (inputHidden ou session) AJUDA!
1 Resposta
Veja bem, quando você acessa uma página na web automaticamente você já tem uma sessão, agora o que você vai colocar na sessão é outra história.
O correto é que você possua uma validação de usuário e senha e depois que você fazer esta validação você coloque o usuário na sessão. Cada usuário que acessar as páginas de browser diferentes possui também uma sessão diferente com o servidor, então um usuário não irá derrubar o outro.
Agora não basta fazer só isto. Você deve criar um filtro (Estou falando de servlet e não de JSF) que verifique se o usuário está ou não na sessão e caso não esteja faça o redirecionamento do mesmo para a página de login. Isto irá garantir que você não terá um usuário acessanto o sistema sem que o mesmo não tenha “passado pela janela de login”, lembre que se você possuir um menu, não é só pelo uso do menu que o usuário irá acessar as páginas pois o mesmo pode digitar a url por completo, como um cadastro por exemplo, e se o mesmo não estiver logado no sistema, ou seja o usuário não está na sessão, deve ser redirecionado para a página de login.
Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas.