Estou com uma duvida grande aqui referente a o que aprender.
Estou no 3° ano de sistemas de informação, já venho estudando JSF a algum tempo e JSP/Servlet só vi na faculdade, nunca peguei mais a fundo pra estudar.
Como ainda não trabalho com programação decidi fazer alguns cursos em 2013.
Um que vou fazer com certeza e o JSF/JPA.
Minha duvida e a seguinte, fazer somente o JSF ou fazer os dois?
Alguém que esta no mercado a algum tempo poderia me ajudar?
JSF com hibernate ja venho estudando a algum tempo. Já faço algumas aplicações para a facu ou estudo, mas preciso aprender mais.
Já JSP/Servlet, so sei o que aprendi na facu, pouca coisa.
Valeo Galera. fiz minha inscrição e vou mandar bronca no JSP/Servlet. baixei umas apostilas da Caelum e vou estudar já.
Depois volto para o JSF/JPA que e meu verdadeiro foco e objetivo.
Mas só para explicar: Comecei primeiro com o JSF/JPA por que achei mais fácil de entender, foi mais fácil ate de entender o MVC com eles. Acho que na facu quando fui apresentado ao JSP/Servlet não dei muita bola devido as facilidades dos framework.
[quote=adi_silva]Valeo Galera. fiz minha inscrição e vou mandar bronca no JSP/Servlet. baixei umas apostilas da Caelum e vou estudar já.
Depois volto para o JSF/JPA que e meu verdadeiro foco e objetivo.
Mas só para explicar: Comecei primeiro com o JSF/JPA por que achei mais fácil de entender, foi mais fácil ate de entender o MVC com eles. Acho que na facu quando fui apresentado ao JSP/Servlet não dei muita bola devido as facilidades dos framework.
valeo galera[/quote]JSF utiliza Servlet e JPA utilizar JDBC. Tudo por debaixo dos panos.
Por isso que eu sou defensor do entenda servlet e jdbc primeiro. [=
JSF e JPA são mais fáceis porque o nível de abstração é mais alto.
Mexendo com servlets você manipula requisições HTTP, e no JSF você nem se preocupa com isso.
Tem gente que prefere aprender JSF primeiro, e depois estudar JSP/Servlets se der de cara com algum erro que não entendeu.
Começar por JSP pode ser mais difícil, por ser um nível mais baixo, mas quando você for estudar JSF, já sabendo a base, a curva de aprendizado vai ser bem menor.
Quem faz isso está totalmente errado,como é que vai trabalhar voltado pra Web sem nem entender o funcionamento básico do protocolo HTTP,request,response etc?
Ué, e desde quando precisa saber disso pra desenvolver com JSF? Eu concordo com você que é infinitamente melhor quando o desenvolvedor entende esses conceitos, mas tem muitos por aí que não sabem.
[quote=raf4ever][quote=Rodrigo Sasaki]
Tem gente que prefere aprender JSF primeiro, e depois estudar JSP/Servlets se der de cara com algum erro que não entendeu.
[/quote]
Quem faz isso está totalmente errado,como é que vai trabalhar voltado pra Web sem nem entender o funcionamento básico do protocolo HTTP,request,response etc?[/quote]Concordo.
Hoje mesmo tinha gente aqui com métodos sem get/set/is em métodos JSF que é o básico de JSP. -_-’’
[quote=Hebert Coelho][quote=raf4ever][quote=Rodrigo Sasaki]
[/quote]
Quem faz isso está totalmente errado,como é que vai trabalhar voltado pra Web sem nem entender o funcionamento básico do protocolo HTTP,request,response etc?[/quote]Concordo.
Hoje mesmo tinha gente aqui com métodos sem get/set/is em métodos JSF que é o básico de JSP. -_-’’[/quote]
Depois a gente manda neguinho ir estudar e pesquisar e ainda somos acusados de não querer ajudar.
Não tô, cara. Você está falando de um cenário ideal, e eu tô falando da realidade.
Uma pessoa consegue montar um CRUD com JSF e Hibernate sem saber nada de HTTP, e não é difícil, justamente porque o JSF esconde tudo isso de você. Eu não estou dizendo que isso deve ser feito, só estou dizendo que eu sei que acontece.
Não tô, cara. Você está falando de um cenário ideal, e eu tô falando da realidade.
Uma pessoa consegue montar um CRUD com JSF e Hibernate sem saber nada de HTTP, e não é difícil, justamente porque o JSF esconde tudo isso de você[/quote]
Olha só,pq o JSF esconde de vc não quer dizer que vc deva desconhecer e muito menos ignorar o funcionamento básico da coisa.Qualquer detalhe mais avançado e o cara vai se perder todo.
É por essa mentalidade que a gente vê tanto projeto ruim sendo entregue e tanta dúvida básica sendo colocada nos fóruns todos os dias.
Quem opta por esse caminho está colocando a carroça na frente dos bois,está fazendo ERRADO,e vai sofrer as consequências mais cedo ou mais tarde.Melhor começar aprendendo do jeito certo.
[quote=raf4ever]
Olha só,pq o JSF esconde de vc não quer dizer que vc deva desconhecer e muito menos ignorar o funcionamento básico da coisa.Qualquer detalhe mais avançado e o cara vai se perder todo.
É por essa mentalidade que a gente vê tanto projeto ruim sendo entregue e tanta dúvida básica sendo colocada nos fóruns todos os dias.
Quem opta por esse caminho está colocando a carroça na frente dos bois,está fazendo ERRADO,e vai sofrer as consequências mais cedo ou mais tarde.Melhor começar aprendendo do jeito certo.[/quote]
E eu estou concordando com você de que se deve fazer as coisas direito.
A única coisa que eu disse é que isso não acontece sempre, aliás, pelo que eu vejo isso raramente acontece. Já conheci muito mais desenvolvedores ruins do que bons.
A sua afirmação de que existe “tanto projeto ruim” e “tanta dúvida básica” simplesmente confirma a minha afirmação de que isso existe. Eu nunca disse que é certo e nunca vou dizer.