JSF + JPA + Servidores J2EE

2 respostas
rafaelolian

Fala pessoal!

Estou com algumas dúvidas em relação a implementação dos servidores J2EE:

1 - Qual é a ultima versão da especificação J2EE? quais são seus requisitos e quem atualmente a implementa?

2 - Existe atualmente um servidor J2EE que já traga uma implementação para JSF e JPA?

3 - Qual a principal implementação para a especificação JSF? Pelo que entendi, alguns frameworks disponibilizam novos componentes mas dependem de uma implementação basica já instalada. Li sobre Mojarra da sun.

Obrigado.

2 Respostas

L

A última versão é a versão Java EE 5. A Java EE 6 sai, se tudo não der errado, nesse segundo semestre.
Não sei se entendi o que você vê como “requisito”, mas conteineres Java EE 5 requerem uma implementação do Java SE a partir da versão 5. Atualmente, quase todos servidores implementam essa especificação (exceto a bosta do Websphere), como JBoss, Glassfish, Geronimo, BEA Weblogic, Netweaver…

Todos trazem, JSF e JPA fazem parte da especificação, assim como EJB 3.

Só existem duas implementações livres: Mojarra da Sun e MyFaces da Apache. Outras implementações proprietárias existem apenas pra preencher um servidor também proprietário da mesma fabricante.

Sim, existem vários componentes para JSF, principalmente visuais. As mais notáveis são RichFaces e ICEFaces.

rafaelolian

Leonardo

Muito obrigado cara, esclareceu muito bem minhas dúvidas.

Até o próximo post…

Criado 14 de março de 2009
Ultima resposta 14 de mar. de 2009
Respostas 2
Participantes 2