Galera, faz de conta que eu fiquei 4 anos em marte e voltei agora :lol:
Seguinte do querendo fazer uma aplicação usando JSF, RichFaces, Hibernate e etc., comecei a fazer com JSP e tava indo tranquilo, porem lendo topicos aqui, estou vendo que todos falam pra usar XHTML e nao JSP, ai fiquei meio perdido, e quero usar tudo da melhor maneira possivel, usando as melhores praticas e etc., entao vamos la:
1 - Entao minha app nao vai ter nenhum JSP??
2 - Se nao para a 1, como ficaria definido isso? Onde usar XHTML ou JSP??
3 - O que devo estudar?? alem dos componentes do RichFaces? Facelets?? Devo usar Facelets? A principio eu estava usando apenas rich com JSF 1.2 puro.
Seria isso, basicamente o que tenho em mente é fazer algo o mais desktop-like possivel, tipo uma tela com cabeçalho, menu a esquerda, conteudo e rodapé, onde apenas o conteudo mudaria nas varias telas de cadastros e etc. via ajax.
Gostaria de uma visao de como ficaria isto, e o que eu deveria utilizar, alem de RichFaces e JSF puro.
Suas páginas serão os arquivos .xhtml. Não entendi sua dúvida.
Sim, você deve usar facelets, para que suas paginas .xhtml tornem-se dinamicas.
[quote] Seria isso, basicamente o que tenho em mente é fazer algo o mais desktop-like possivel, tipo uma tela com cabeçalho, menu a esquerda, conteudo e rodapé, onde apenas o conteudo mudaria nas varias telas de cadastros e etc. via ajax.
Gostaria de uma visao de como ficaria isto, e o que eu deveria utilizar, alem de RichFaces e JSF puro. [/quote]
JSF, FACELETS, RICHFACES(Suporte AJAX) dao conta do recado! :thumbup:
JSP e JSF é combinação que não deveria existir! JSF com JSP é uma gambiarra por baixo dos panos, a Sun só “convencionou” JSP como view handler padrão para JSF por questões de marketing Se ela negasse JSP ela estaria assumindo que a especificação é fraca e defasada.
Mas enfim, se o projeto está no inicio ou se você quer realmente começar bem então vá de Facelets. Ele além de ser de 30 a 50% mais rápido que JSP, ele te facilita templating de páginas e componentes de maneira simples, melhora a compatibilidade entre HTML e os componentes JSF, tem AJAX nativo, tem uma excelente depuração de erros etc
Além do mais provavelmente ele estará vindo com JSF2.0, o que já é algo bemmmm interessante Há outras vantagens, mas estou com preguiça de escrever
Entre no grupo javasf e tire as dúvidas, pessoal de lá é bem informado e prestativo.
[quote=fredferrao]Blz, valeu rponte, vai ser isso mesmo, quero começar bem sim, pq esse projeto servira de base para os futuros que virao.
Uma duvida, Facelets tem ajax nativo, como funciona??[/quote]
O AJAX nativo dele é através de uma API JavaScript, você decide o que submeter e o que atualizar quando faz uma requisição AJAX. Essa funcionalidade ficou de sair na última versão, mas não me recordo qual… Provavelmente já deve ter sido lançada.
Mas enfim, eu ainda ficaria com AJax4jsf mesmo Em casos mais complicados eu partiria para AJAX com javascript.
Abraços.