JSF - Ler a exception e mostrar um erro, como? Erros personalizados, como?

Ola pessoal
sou leigo em jsf!

eu tenho a seguinte duvida

1)como eu faco para pegar a Exception da classe e de acordo com ela, mostrar um mensagem pro usuario

tenho a seguinte classe de erros

package br.com.krusst.precadastro.util;

public class KrusstException extends Exception{

public KrusstException(String mensagem, Exception e){
		super(mensagem, e);
	}

public KrusstException(String mensagem){
		super(mensagem);
	}

}

e tenho esse exemplo de codigo

public void setNome(String nome) throws KrusstException {
		if (nome.length() < 3){
			throw new KrusstException("mais que 3");
		}
		this.nome = nome;
	}

como eu faria pra mostrar no front-end a mensagem “mais que 3”?
ou pegar a Exception, ler , e mostrar uma outra msg
nao sei qual dos 2 é o mais certo, ou se os 2 estao errados, por isso a pergunta

2)como eu crio mensagens, validadores pra usar no jsf??
estou usando os validadores do jsf, porem, vou precisar criar alguns expecificos

abs

t+

Olá Krusst,

Não sei se é isso que você quer saber, mas oque eu fiz aqui no meu projeto ficaria assim no seu:

package br.com.krusst.precadastro.util;

public class KrusstException extends Exception{

private static final long serialVersionUID = 392076463689226297L;

private String message;
	private String field;

public KrusstException(){
		super();
	}

public KrusstException(String field, String message){
		this.message = message;
		this.field = field;
	}

public String getMessage() {
		return message;
	}

public String getField() {
		return field;
	}

}

E no seu código:

public void setNome(String nome) throws KrusstException {
	if (nome.length() &lt; 3){
		throw new KrusstException(&quot;formCadastro:nome&quot;,&quot;mais que 3&quot;);
	}
	this.nome = nome;
}

Onde ‘formCadastro’ é o id do seu form e o ‘nome’ é o id da h:message do campo em questão (<h:message for=“nome” style=“color: red” />)