JSF - Mapeamento no Faces-Config.xml

Ola,

Estou migrando do mundo Struts para o mundo Java Faces. E tenho algumas dúvidas iniciais.

Estou usando o livro Core JavaServer Faces e está sendo bem util, olhei tambem o tutorial disponível no Guj que achei bem simples e uma explicação bem sucinta que me ajudou muito.

Algumas perguntas:

1 - Pelo que entendi as Actions do Struts são os Beans no JSF.
2 - No Faces-Config.xml, vi que para cada “Action” você tem que dizer o JSP que gerou aquela “chamada”. Porém, no Struts eu tenho algumas actions que acabam sendo de integração, isto é, vários sistemas chamam essas Actions passando dados como Post. Sistemas em outras linguagens inclusive. Como fazer isso em JSF ? Como posso emitir o campo <from-view-id> para uma “Action”.

Por enquanto é isso.

[]´s

Olá rogeriop80,

[quote=rogeriop80]
1 - Pelo que entendi as Actions do Struts são os Beans no JSF.[/quote]
Na verdade, uma comparação grosseira seria dizer que uma Action+ActionForm do Struts seria o equivalente a um Managed Bean do JSF.

Aqui eu não entendi tua pergunta.

Abraços e boa sorte.

[quote=rponte]Olá rogeriop80,

[quote=rogeriop80]
1 - Pelo que entendi as Actions do Struts são os Beans no JSF.[/quote]
Na verdade, uma comparação grosseira seria dizer que uma Action+ActionForm do Struts seria o equivalente a um Managed Bean do JSF.

Aqui eu não entendi tua pergunta.

Abraços e boa sorte.[/quote]

Fala Rapaz,

A segunda pergunta seria a seguinte. Pelo que vi na documentação do JSF, no mapeamento do faces-config.xml, para cada ação que uma JSP possa executar você deve fazer o mapeamento para tal evento. Existe neste mapeamento, que seria a grosso modo algo como:

&lt;navigation-rule&gt;
&lt;from-view-id&gt;/buscar.jsp&lt;/from-view-id&gt;
&lt;navigation-case&gt;
&lt;from-outcome&gt;success&lt;/from-outcome&gt;
&lt;to-view-id&gt;/sucesso_busca.jsp&lt;/to-view-id&gt;
&lt;/navigation-case&gt;
&lt;navigation-case&gt;
&lt;from-outcome&gt;failure&lt;/from-outcome&gt;
&lt;to-view-id&gt;/falha_busca.jsp&lt;/to-view-id&gt;
&lt;/navigation-case&gt;
&lt;/navigation-rule&gt;

Lendo algumas informações, vi que o campo <from-view-id> se refere a JSP que está executando a chamada ao Managed Bean. Porém, no meu caso, como esse Managed Bean seria uma forma de integração entre o meu sistema e outros sistemas (que podem estar em outras linguagens), não terei o que colocar neste campo, tendo em vista que pode nem ser uma jsp.

Será que ficou claro ??? :lol:

Se eu bem entendi, você quer fazer uma integração de seu sistema com demais sistemas.

Se o seu MenagedBean trabalhar em harmonia com as suas regras de negócio trazendo um resultado satisfatório
não vejo qual seria o seu problema, já que até onde sei, as navigation-rules do JSF apenas apontam para determinadas
páginas através da submissão da página.

ps: Me corrijam se eu estiver errado. :smiley: