JSF - Message Box

Pessoal,
Estou querendo fazer uma validação, mas ao invés de adicionar uma mensagem ao lado de um componente utilizando h:message, como é comumente encontrado.
Eu gostaria de mostrar um message box (como um alert de java script) de dentro de um managed bean. tem como?

Meu fluxo é o seguinte:
Tenho uma tela onde o usuário pode selecionar N arquivos.
Um command button chama o método no managed bean para gerar esse zip. Nesse ponto eu gostaria de mostrar uma janela avisando que nenhum arquivo foi selecionado.

Por que você não usa um dialog?

Olá! =)

Rapaz, depois que eu postei eu vi esse tal de dialog. Tem algum material falando dele pra eu aprender a usar?

[quote=Kura]Olá! =)

Rapaz, depois que eu postei eu vi esse tal de dialog. Tem algum material falando dele pra eu aprender a usar?[/quote]C ta usando primefaces? Se sim: http://primefaces.org/showcase/ui/dialog.jsf

Bom… foi tranquilo criar o dialog.
só que eu perguntei se tinha como fazer do managed bean pq assim…
eu tenho esse botão:

<p:commandButton ajax="false" value="Download" type="submit" action="#{audioController.baixaArquivo}" onclick="download.show()"/>

e o dialog:

<p:dialog id="download" header="Download" widgetVar="download"> <h:outputText value="Nenhum arquivo encontrado!"/> </p:dialog>

Assim, claro, sempre vai chamar.
Mas a verificação se tem ou não tem arquivo é feita apenas no MB e eu quero exibir a mensagem apenas no caso de não haver arquivo.