Jsf + mvc

Boa noite!
Galera estou com uma dúvida.

pelo que eu entendo as páginas são as VISÕES (VIEW), os pojo’s são MODELOS(MODEL) e os managed beans são CONTROLES(CONTROLLER).

Em qual desses eu coloco a lógica da aplicação? Nos pojo’s ou nos managed bean’s?

Espero ter sido claro.

Agredeço

Controler.

[quote=rafael.kbeca]Controler.
[/quote]

Obrigado

[quote=rafael.kbeca]Controler.
[/quote]

Não! Você deve colocar nas suas classes de modelo (“pojo”) e classes de serviço. Controller só deve ser responsável pela interface do usuário, lógica de apresentação.

[quote=fredericomaia10][quote=rafael.kbeca]Controler.
[/quote]

Não! Você deve colocar nas suas classes de modelo (“pojo”) e classes de serviço. Controller só deve ser responsável pela interface do usuário, lógica de apresentação.[/quote]

essa seria a maneira correta?

( View(JSF/Html) -> Controller(Logica da View) -> Model/Serviços/Service(Lógica da Aplicação) -> Repository(ORM) -> Objetos (Pojo) ) -> Container Spring

resumindo:

( JSF -> ManagedBeans -> EJB -> Repository -> Hibernate -> Objetos (Pojo) ) -> Spring

ou

JSF -> ManagedBeans(Lógica de Negócios/View) -> WebServices -> Repository -> Hibernate -> Objetos : sem spring

complicado.

isso é confuso bicho apesar de entender sua resposta veja que existem várias situações, você colocou que a lógica deve ficar no Modelo, mas cá entre nós, as vezes uma lógica de Negócio precisa alterar um componente controlado pelo managedBeam e você tem que fazer um if no MB. ou vários, exibir ou não vários objetos para o usuário.

acho que esse assunto ficaria para o tópico sobre arquitetura, pois é extremamente complexo.

[quote=douglaskd][quote=fredericomaia10][quote=rafael.kbeca]Controler.
[/quote]

Não! Você deve colocar nas suas classes de modelo (“pojo”) e classes de serviço. Controller só deve ser responsável pela interface do usuário, lógica de apresentação.[/quote]

essa seria a maneira correta?

( View(JSF/Html) -> Controller(Logica da View) -> Model/Serviços/Service(Lógica da Aplicação) -> Repository(ORM) -> Objetos (Pojo) ) -> Container Spring

resumindo:

( JSF -> ManagedBeans -> EJB -> Repository -> Hibernate -> Objetos (Pojo) ) -> Spring

ou

JSF -> ManagedBeans(Lógica de Negócios/View) -> WebServices -> Repository -> Hibernate -> Objetos : sem spring

complicado.

isso é confuso bicho apesar de entender sua resposta veja que existem várias situações, você colocou que a lógica deve ficar no Modelo, mas cá entre nós, as vezes uma lógica de Negócio precisa alterar um componente controlado pelo managedBeam e você tem que fazer um if no MB. ou vários, exibir ou não vários objetos para o usuário.

acho que esse assunto ficaria para o tópico sobre arquitetura, pois é extremamente complexo.
[/quote]

Bom, ai vai depender de você…

Quando não uso nada como(Spring) eu faço da seguinte maneira…
View -> Controle (com as regras) -> model.

Agora com Spring, faço no View fica assim.

xhtml -> View (regra de negócio)-> Service -> Dao
#######|
#####Model

É confuso o correto seria desenvolver um diagrama para ficar mais claro.