JSF não reconhece o AJAX

14 respostas
rapha.java

Olá a todos, estou fazendo uma aplicação que ao usuario escolher um cliente em uma combo (SELECTONEMENU) é listado os programas destinados a ele em outra Combo (SELECTONEMENU), quando selecionado uma cliente é passado o value para um “int” no meu ManagedBean, mas debuggei tentei de tudo e não esta passando! :cry: :cry: :cry: :cry: . Outro problema é meu JSF não esta reconhecendo o ajax, pois ao selecionar um cliente imediatamente na outra combo será llistado os programas correspondentes sem ter q atualizar a página, mas a taga4j:supportnão é reconhecida pelo JSF, ele não aponta erro, mas também não executa ação nenhuma.
Como faço para resolver isso ? Preciso MUITO de ajuda para fazer isto o quanto antes. Segue a parte do código:

<h:selectOneMenu id="cliente" style="width:350px;text-align:left;" value="#{EnquadramentoMB.selecionado}"> <f:selectItem itemLabel="--Selecione--" /> <f:selectItems value="#{EnquadramentoMB.cliente}" /> <a4j:support action="#{EnquadramentoMB.programa}" event="onchange" reRender="programa" /> </h:selectOneMenu> </rich:columnGroup> <rich:columnGroup> <rich:column> <h:outputLabel value="Programa" for="programa" /> </rich:column> <rich:column> <h:selectOneMenu id="programa" style="font-size:10px; width:160px; text-align:center"> <f:selectItem itemLabel="--Programa--" /> <f:selectItems value="#{EnquadramentoMB.programa }" /> </h:selectOneMenu> </rich:column>
Me ajudem por favor !!

14 Respostas

FernandoFranzini

onchange não é disparado uniformemente em todos os navegadores.
Verifique ai o seu caso…

A

Somente para fazer um teste, tente retirar a tag:<f:selectItem itemLabel="--Selecione--" />E deixe somente o que tem valor.

gustavoliveira

Amigo tente o seguinte, por exemplo … coloque a descrição completa do seu metodo se for por exemplo getPrograma:

<a4j:support action="#{EnquadramentoMB.getPrograma}" ajaxSingle="true"  event="onchange" reRender="programa" />

já tive esse problema e solucionei assim, pode ser que resolva.

rapha.java

Já fiz isso e não funcionou!!!

rapha.java

gustavoliveira:
Amigo tente o seguinte, por exemplo … coloque a descrição completa do seu metodo se for por exemplo getPrograma:

<a4j:support action="#{EnquadramentoMB.getPrograma}" ajaxSingle="true"  event="onchange" reRender="programa" />

já tive esse problema e solucionei assim, pode ser que resolva.

No meu caso está um:

public List<SelectItem> getPrograma() {

Está correto?
o meu não mostra como getPrograma, ele só chama a lista

rapha.java

FernandoFranzini:
onchange não é disparado uniformemente em todos os navegadores.
Verifique ai o seu caso…

Já tentei o “onclick” e outros e também não funcionou!!!

gustavoliveira

tenta fazer assim.

depois cria uma lista do tipo Programas ai do seu codigo :

private List<Programa> listaDePrograma = new ArrayList<Programa>();

get.. 
set..

public void getPrograma(){

listaDePrograma = ProgframaDao.getSeusProgramas;

}

Depois no seu selectOneMenu faz assim:

<h:selectOneMenu id="programa"   style="font-size:10px; width:160px; text-align:center">   
        <f:selectItem itemLabel="--Programa--" />   
          <f:selectItems var="programa" value="#{EnquadramentoMB.listaDePrograma  }" itemLabel="#{programa.nome}" itemValue="#{programa.id}"/>   
  </h:selectOneMenu>

Ve se funciona…

gustavoliveira

Debuga… ve se chega no getPrograma primeiro e tals…

FernandoFranzini

Deve estar dando erro de AJAX…veja no console do navegador ai.

rapha.java

O ajax não dispara nada é como se não esxistesse, mas os jars estão adicionados !

FernandoFranzini

Testa o ajax em um botão simples ai…so para ver se é tag, a pagina completa ou só o caso.
Eu acho que onchange no select…não funciona mesmo, pq não não dispara em alguns navegadores…

rapha.java

FernandoFranzini:
Testa o ajax em um botão simples ai…so para ver se é tag, a pagina completa ou só o caso.
Eu acho que onchange no select…não funciona mesmo, pq não não dispara em alguns navegadores…

Então Fernando testei com uma inputText para uma outpuText, segui o exemplo do site do Jboss, testei com um botão e nada … ABSOLUTAMENTE nada!

FernandoFranzini

rapha.java:
FernandoFranzini:

Então Fernando testei com uma inputText para uma outpuText, segui o exemplo do site do Jboss, testei com um botão e nada … ABSOLUTAMENTE nada!

Então é a pagina toda q ta errada…
Vc importo o namespace certinho?

rapha.java

FernandoFranzini:
rapha.java:
FernandoFranzini:

Então é a pagina toda q ta errada…
Vc importo o namespace certinho?

Importaei olha ai :

&lt;%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/core" prefix="f"%&gt; &lt;%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/html" prefix="h"%&gt; &lt;%@ taglib uri="http://richfaces.org/rich" prefix="rich"%&gt; &lt;%@ taglib uri="http://richfaces.org/a4j" prefix="a4j"%&gt;

Criado 8 de agosto de 2011
Ultima resposta 9 de ago. de 2011
Respostas 14
Participantes 4