JSF + navegation rule

3 respostas
fabioebner

Pessoal tem como eu fazer o seguinte: tenho um form para cadastrar uma pessoa, ate ae bele… porem eu quero q qdo o usuario clique no botao cadastrar, ele cadastre no banco, limpe os campos e de um alert de pessoa cadastrada, o que eu imaginei fazer e no navegation case, eu coloco

<navigation-case> <from-outcome>success_pessoa</from-outcome> <to-view-id>/cadastro_pessoa/form_cadastro.jsp?erro=false</to-view-id> </navigation-case> <navigation-case> <from-outcome>failure_pessoa</from-outcome> <to-view-id>/cadastro_pessoa/form_cadastro.jsp?erro=true</to-view-id> </navigation-case>

ta certo?? mas e se eu precisar por exemplo retornar o CODIGO da pessoa inserida… como eu faco issu??

Outra coisa, se eu quiser inserir alguma coisa e retornar alguma coisa para a pagina SEM DAR REFRESH tem q usar ajax ou nao precisa?
abracos

3 Respostas

maurenginaldo

fabioebner:

ta certo?? mas e se eu precisar por exemplo retornar o CODIGO da pessoa inserida… como eu faco issu??

Outra coisa, se eu quiser inserir alguma coisa e retornar alguma coisa para a pagina SEM DAR REFRESH tem q usar ajax ou nao precisa?
abracos

Para isso vc tem que usar ajax.
Recomendo ajax4jsf da biblioteca do Richfaces

fabioebner

entao cara eu utilizo ela… mas como eu faco para receber o q retornar do meu metodo?? pq tem os botoes, links, um monte de componente… mas nao achei um q eu execute uma requisicao ajax, e execute um javascript utilizando os dados retornados do metodo

maurenginaldo

Bom, mudando o foco da sua dúvida vou te dizer como eu faço.

Tive experiencia com vários sistemas desktops que exibem janelas de mensagens de inclusão, de sucesso, de exclusão, etc… São legais, mostram o que está acontecendo para o usuário, mas com o tempo elas ficam cansativas.

Quando comecei a desenvolver Java para Web, mudei a forma de comunicar com o usuário, por dois motivos:
1º) Com o tempo as janelas de confirmação ficam cansativas.
2º) Os recursos para desenvolver para Web são mais excassos e às vezes complicados, como javascript com Jsf.

Então, em todo formulário de cadastro eu coloco um outputtext no topo do formulário e utlizo esse output para me comunicar com o usuário, colocando mensagens de sucesso e erro, inclusive setando a cor do texto conforme o teor da mensagem, tudo isso usando ajax e textos vindos do bean.

Pode ser que realmente vc precise dar essa mensagem na tela, mas caso dê errado, tem essa outra forma de trabalhar.

Se eu tiver mais alguma idéia para solucionar seu problema eu posto aqui.

T+.

Criado 21 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 21 de fev. de 2008
Respostas 3
Participantes 2